Geral

Seminário traz orientações sobre metodologia de trabalhos científicos

13/06/2015
Seminário traz orientações sobre metodologia de trabalhos científicos
Nesse primeiro módulo, os participantes tiveram acesso às noções básicas da preparação de um trabalho de conclusão de curso a partir da palestra da professora Cristiane Souza, que é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) (Foto: Valdir Rocha)

Nesse primeiro módulo, os participantes tiveram acesso às noções básicas da preparação de um trabalho de conclusão de curso a partir da palestra da professora Cristiane Souza, que é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) (Foto: Valdir Rocha)

Com o objetivo de preparar professores e alunos da rede pública de ensino para a produção de trabalhos científicos, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), promove um Seminário sobre Metodologia do Trabalho Científico. O primeiro módulo do seminário começou nesta sexta-feira (12) no auditório do Cecite, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
De acordo com o professor Aristóphio Andrade Alves Filho, coordenador do Laboratório de Ciências da Natureza (LCN), o seminário terá outros dois módulos, um em julho e outro em agosto.
“Somente quem participar desses três módulos e entregar os trabalhos sugeridos pelos facilitadores terá direito ao certificado de participação no seminário”, destacou.
O seminário conta também com a organização das professoras Rita de Cássia Vieira e Nathally Marques Silva.

Orientações

Nesse primeiro módulo, os participantes tiveram acesso às noções básicas da preparação de um trabalho de conclusão de curso a partir da palestra da professora Cristiane Souza, que é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“O primeiro cuidado que se deve ter é nunca copiar trechos de trabalhos de outros autores”, alertou a professora, ao acrescentar que esse tipo de prática é muito comum, embora seja considerado crime e falta de ética.
“Todos os avaliadores de trabalhos científicos possuem hoje programas de computador que rastreiam os textos copiados e constatam as fraudes. É melhor que o trabalho tenha um conteúdo mais modesto, mas seja original ”, enfatizou Cristiane Souza.

Benefícios

Para a aluna do 3º ano da Escola Estadual Moreira e Silva, Amanda Stefany, de 18 anos, o seminário lhe permitiu entender melhor a importância da pesquisa e da metodologia na produção dos trabalhos escolares.
“Nesse primeiro momento, já deu para perceber que temos muito o que aprender sobre a elaboração de um trabalho de iniciação científica”, afirmou a estudante. “Isso vai me ajudar até na prova do Enem ”, acrescentou.
Já a estudante do curso de química, Ducieda Narciso dos Santos, de 34 anos, disse que o seminário vai ajudar na preparação do seu trabalho de conclusão do curso de graduação.
Residente no município de Satuba, Ducieda trabalha como professora na Escola Estadual José Maria Correia das Neves, no bairro do Prado.
“O seminário foi a oportunidade que eu encontrei para aprimorar meus estudos e ampliar meus conhecimentos de metodologia científica”, argumentou.

Feira de Ciências

Além das dicas para quem está lidando com trabalho de conclusão de curso, o seminário também serve de base para a participação de professores e alunos na Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), que será realizada no mês de novembro, no Teatro Linda Mascarenhas, em Maceió.
“Este ano, nós vamos realizar a terceira edição da Feceal, que começou em 2013 e já se tornou uma atividade permanente da Secretaria”, afirmou o professor Aristóphio.