Geral

Contabilistas esclarecem dúvidas sobre simplificações do registro empresarial

26/05/2015
Contabilistas esclarecem dúvidas sobre simplificações do registro empresarial
Organizadores revelaram que as falhas antes cometidas vêm sendo reduzidas, mas algumas precisam ser solucionadas (Foto: Hotton Machado)

Organizadores revelaram que as falhas antes cometidas vêm sendo reduzidas, mas algumas precisam ser solucionadas (Foto: Hotton Machado)

Organizado em parceria entre a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrea/AL), o Café da Manhã do Contabilista foi realizado nesta segunda-feira (25), na sede do Sebrae, no Centro da capital alagoana, e contou com a presença de cerca de 140 profissionais da área.
Voltado, a princípio, para debater as funcionalidades e a fase atual do Portal Facilita Alagoas, interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, o encontro discutiu prioritariamente dúvidas quanto ao registro empresarial e sugestões de simplificações a serem implantadas.
A gerente da Redesim em Alagoas, Carolina Cavalcante, iniciou o evento expondo alguns erros ainda cometidos pelos clientes no portal. “São detalhes que estão fazendo com que vocês percam e estamos aqui para fazer com que vocês ganhem”, pontuou. Abordando a pesquisa de nome empresarial, Cavalcante destacou que os erros diminuíram – foram realizadas 6.146 análises de nome desde o começo do ano, com 82% de deferimento -, porém pequenas falhas ainda são vistas, como em relação ao uso das partículas de porte empresarial.
A gerente finalizou a apresentação apontando as novas funcionalidades incorporadas ao portal nos últimos meses, como a opção de discutir o porquê da exigência do processo empresarial – disponível de forma online e, segundo ela, ainda pouco utilizada – e a integração dos dados do Documento Básico de Entrada (DBE).
“No começo tudo é dificuldade, mas quando você consegue observar um processo que entra numa manhã e sai na tarde do mesmo dia, entende-se o motivo das mudanças”, explicou a gerente. Como exemplo apresentado, no último mês foram anotados 4.490 processos protocolados na Juceal, com uma média de 150 processos ao dia.
A parte final do Café da Manhã do Contabilista foi direcionada para uma série de debates quanto a dúvidas e sugestões entre clientes e representantes de órgãos e entidades presentes. Além da Juceal e Sebrae/AL, representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Corpo de Bombeiros e o Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont/AL) participaram do evento.
A classe contábil concordou com as inovações implantadas na Juceal nos últimos anos, entendendo ser esta “uma tendência de mercado inquestionável”, porém criticou pontos referentes às análises processuais e solicitou uma maior troca de experiências, através de capacitações e exposições como a realizada nesta segunda.
O presidente da Juceal, Carlos Araújo afirmou entender a demanda dos contabilistas e ressaltou a necessidade de uma comunicação aberta. “Antes de ser presidente, eu sou contador e entendo. Existiram obstáculos que nós conseguimos passar devido ao sistema avançado. A construção da Junta também passa por vocês, por isso que é importante momentos como este para dialogar”, destacou.
O evento foi encerrado com a definição de pautas que servirão para estruturar novas capacitações para os usuários dos serviços de registro no Estado. Formulação do contrato social, transformação do microempreendedor individual e transformação de sociedade limitada para empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) foram os temas escolhidos.