Geral

Gestores da Defesa Social discutem qualidade de vida dos profissionais da segurança pública

13/05/2015
Gestores da Defesa Social discutem qualidade de vida dos profissionais da segurança pública
Encontro reuniu Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial (Foto: Ascom/Defesa Social)

Encontro reuniu Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial (Foto: Ascom/Defesa Social)

Gestores de todas as instituições ligadas à Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização participaram, nesta terça-feira (11), de um seminário sobre a qualidade de vida e saúde no trabalho dos operadores da segurança pública de Alagoas. As apresentações foram realizadas em torno de uma pesquisa da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundepes), em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Voltada para a valorização do profissional de segurança, a pesquisa é resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça (MJ) e teve um investimento na ordem de R$ 578 mil.
O encontrou reuniu comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas (oficiais superiores e intermediários), delegados e diretores da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (POAL), que acompanharam a apresentação de levantamento realizados nas respectivas unidades, no interior e na capital.
O diagnóstico foi observado pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que prometeu analisar e debater, junto às instituições, as mudanças que devem ser efetuadas em prol da saúde do profissional que atua na segurança pública do estado.
A pesquisa foi realizada por profissionais de diversas áreas – professores, mestres e doutores –, a fim de propor uma condição mais saudável para quem integra as forças de segurança do Estado, desde as estruturas físicas até as assistências.
“O que cada gestor quer é, realmente, ver tudo organizado e sempre promover o bem estar do profissional de segurança, independente do cargo que ele ocupa. Tenho esperança na mudança e faremos o que for possível para melhorar nosso trabalho. A pesquisa é de suma importância para a orientação”, declarou Gaspar de Mendonça.
O secretário destacou, ainda, os avanços da segurança nesta gestão e lembrou do aparato da Defensoria Pública em defesa dos policiais, caso existam resistências nas operações, em caso de lesões ou mortes. Medida que, segundo Gaspar de Mendonça, foi apoiada pelo governador Renan Filho.
O acompanhamento do convênio, a organização do evento e todo o suporte ficaram sob a responsabilidade da Comissão de Gestão Integrada de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública de Alagoas.