Política
Em livro, Mujica relata confissão de Lula sobre mensalão


Ex-presidente uruguaio, Lula disse: Essa era a única forma de governar o Brasil(Crédito: Justin LANE / POOL)
Um livro-reportagem lançado esta semana no Uruguai traz à tona o que seria uma confissão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o mensalão, conforme o jornal O Globo. A obra ‘Una oveja negra al poder’ (Uma ovelha negra no poder, em português), escrita pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, conta os cinco anos do governo de Mujica a partir do ponto de vista dele.
Ainda sem data para chegar ao Brasil, o livro relata um encontro de Lula com Mujica em 2010, em que o brasileiro teria dito que o mensalão era “a única forma de governar o Brasil”.
“Lula não é um corrupto como (Fernando) Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros. Mas viveu esse episódio (do mensalão) com angústia e culpa”, disse Mujica aos jornalistas da revista Búsqueda em uma das cem horas de entrevistas que lhes concedeu.
Conforme o ex-presidente uruguaio, Lula teria dito: “Neste mundo, tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o Brasil”.
Procurado pelo O Globo para comentar o conteúdo do livro no final da tarde de quinta-feira, o Instituto Lula informou que não teria “como encaminhar um comentário a essa hora”.
Mais lidas
-
1NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE
PC encaminha à Justiça inquérito que apura crimes cometidos pelo vereador de Arapiraca, Aldo Veiga
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Alagoas divulga edital do concurso para professor efetivo
-
4Cuidados com a saúde
Prefeito Dalminho promove capacitação para profissionais da Saúde de Belo Monte através do projeto Formar para Cuidar
-
5ESCÂNDALO
Polícia Civil de Alagoas indicia vice-prefeito de São Miguel dos Campos por corrupção passiva