Geral

População participa de planejamento do Governo na região dos Quilombos

01/05/2015
População participa de planejamento do Governo na região dos Quilombos
Todos tem vez e voz nas oficinas regionais  (Foto: Ascom Seplag)

Todos tem vez e voz nas oficinas regionais
(Foto: Ascom Seplag)

    É fundamental a participação da sociedade no processo de construção, elaboração e definição de ações que venham lhe garantir uma melhor qualidade de vida. Dentro deste contexto, é urgente e necessária a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA), instrumento de planejamento onde o governo estadual, a partir da participação popular, se compromete, num período de quatro anos, a implementar, de forma regionalizada, um plano de investimentos prioritários voltados às necessidades reais da população.
Em Alagoas, a discussão e definição de prioridades regionais para a construção do PPA 2016-2019 continua. Com as oficinas regionais iniciadas no dia 28 de abril, na última quinta-feira, 30, foi a vez da região Serrana dos Quilombos receber a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares.
Em nome do secretário Christian Teixeira, o assessor especial de Planejamento e Orçamento, José Cândido, destacou o processo de colaboração do Governo, em conjunto com a sociedade, neste trabalho. “Juntos, iremos definir com clareza as metas e prioridades da Administração Pública, ouvindo o que cada um de vocês tem a acrescentar”, salientou.
Representando o grupo “Juventude Indígena”, de Joaquim Gomes, Leandro foi um dos participantes ativos da oficina regional. “Estamos aqui hoje para aprender com vocês e também expor nossos anseios e necessidades. Por muitos anos, fomos esquecidos em nossa região. Fazemos parte da sociedade, e mais que isso, ajudamos a construir a história de Alagoas, por isso merecemos educação, saúde e segurança de qualidade”, frisou o quilombola.
Grupos representativos dos municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Flexeiras, Ibateguara, Murici, Santana do Mundaú e São José da Lage também estiveram presentes no espaço para discutir e propor sugestões ao Governo.
A partir da próxima semana, as Oficinas Regionais terão continuidade. No dia 05 de maio, nas Regiões Agreste e Tabuleiros do Sul; dia 07 de maio nas Regiões Baixo São Francisco e Planalto da Borborema  e dia 12 de maio na Região Metropolitana de Alagoas.