Geral

Produção audiovisual alagoana ganha catálogo digital

30/03/2015
Produção audiovisual alagoana ganha catálogo digital

   Audiovisual Alagoas 1 A produção audiovisual alagoana acaba de receber um espaço digital voltado exclusivamente a esse segmento. O catálogo Audiovisual Alagoas, lançado nesta segunda-feira (30), já abriga informações sobre dezenas de vídeos. Muitas dessas produções podem ser assistidas online.
A pesquisadora e realizadora audiovisual responsável pelo projeto, Larissa Lisboa, explica que, além dos filmes, videoclipes e afins, o catálogo conta com dados sobre a história do audiovisual no estado, notícias com divulgações de atividades locais e fórum para troca de informações entre realizadores.
“O catálogo é uma iniciativa independente. Ele foi o meu trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social, pela Universidade Federal de Alagoas. Existe desde 2008, como fruto de pesquisas e entrevistas que realizei, mas somente agora, com a ajuda de colaboradores, consegui torna-lo mais democrático, já que deixou de ser um arquivo acadêmico para se tornar um projeto digital, acessível e com acréscimo de conteúdos mais atuais”, ressalta a pesquisadora.
O catálogo visa a mobilização de público, realizadores e pesquisadores, assim como a abertura de espaço para a história do cinema alagoano.
Rafhael Barbosa reconhece o projeto como ferramenta importante para a preservação da memória do audiovisual local. O diretor de “Tempo de Cinema”, documentário que resgata a história do Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, realizado entre 1975 e 1982, vê o lançamento do catálogo com entusiasmo.
“Nossa memória vem se perdendo. Temos um Museu da Imagem e do Som que não cumpre seu papel. Mesmo a produção contemporânea, não está lá. Quem quer ver a produção de Alagoas, vai encontrar onde? O projeto do catálogo Audiovisual Alagoas, somado a outras poucas e preciosas ações, contribui para o registro do que tem sido feito aqui”, comenta o realizador.
O livro Panorama do Cinema Alagoano, de Elinaldo Barros, é uma dessas poucas iniciativas que contribuem para a preservação da memória do audiovisual local. A publicação foi a principal base para as pesquisas de Larissa Lisboa na construção do catálogo, que está hospedado em www.audiovisualagoas.com.br e recebe informações de realizadores alagoanos para a catalogação de vídeos.