Geral

Moradora do RJ é salva por médicos do HGE após sofrer acidente automobilístico

28/03/2015
Moradora do RJ é salva por médicos do HGE após sofrer acidente automobilístico

Dona Eunice foi salva graças ao trabalho qualificado do HGE. (Foto: Ascom HGE)

Dona Eunice foi salva graças ao trabalho qualificado do HGE. (Foto: Ascom HGE)

   Após ter sido vítima de um grave acidente automobilístico no município do Pilar, no último dia 25 de janeiro, a aposentada Eunice Custódio foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Com uma fratura exposta na perna direita – que poderia levá-la à morte -, a paciente foi prontamente atendida e graças à agilidade e capacidade técnica dos profissionais do maior pronto socorro do Estado, passou por vários procedimentos cirúrgicos, e foi salva.
Após 54 dias interna no HGE, recebendo todos os cuidados necessários, Eunice Custódio teve a saúde restabelecida e recebeu alta para retornar até o Rio de Janeiro, estado onde reside. Atendida por uma equipe formada por um cirurgião plástico, vascular e ortopedista, a paciente classificou o atendimento recebido como “ágil, eficiente e qualificado”.
De acordo com o cirurgião vascular, Cézar Ronaldo Alves, que atendeu Eunice Custódio, o caso da aposentada era grave e agilidade no atendimento foi decisiva para a sua recuperação. “Dona Eunice estava com risco de perder a perna e chegou a fazer vários procedimentos cirúrgicos. Também foram usados curativos específicos para a gravidade do caso dela. Hoje, finalmente, ela recebeu alta e pode retornar ao seu Estado com a perna em perfeitas condições”, destacou o médico.

    Atendimento Ágil – A irmã de dona Eunice, Silvia Custódio, explicou que a paciente reside no Rio de Janeiro e foi passar férias no Rio Grande do Norte, na casa de parentes. Na volta para o Rio sofreu o acidente. Para Sílvia, o atendimento emergencial, no HGE, foi muito ágil, condizendo com a classificação da unidade hospitalar, que é uma unidade de emergência.
“A equipe deste hospital está focada em prestar atendimento aos pacientes graves. Os especialistas corriam contra o tempo para evitar a amputação da perna de minha irmã e deu certo. Conhecemos profissionais dedicados, competentes, os melhores deste Estado. Somos muito gratos a todos que fazem esta unidade hospitalar”, frisou.

    Dados de acidentes – Referência em atendimentos de alta complexidade, o Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu, de janeiro a fevereiro de 2015, 76 pacientes vítimas de capotamentos. Os dados são do Serviço de Arquivo Médico (Same), que registraram também, 1.866 atendimentos de trânsito no total. Destes, apenas dois pacientes vieram a óbito.
O HGE é referência em atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, trabalho, agressões e queimados. A unidade possui o único centro especializado do Estado. Além dos casos classificados como de urgência e emergência, adulto e pediátrico.