Geral

Intercâmbio entre APLs tem continuação em Limoeiro de Anadia

28/03/2015
Intercâmbio entre APLs tem continuação em Limoeiro de Anadia

Intercâmbio entre APLs tende a melhorar a qualidade do produto comercializado. (Foto: Acervo Secom/AL)

Intercâmbio entre APLs tende a melhorar a qualidade do produto comercializado. (Foto: Acervo Secom/AL)

  A parceria entre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Fruticultura no Agreste e no Vale do Mundaú teve mais uma etapa concluída nesta sexta-feira (27). Os dois grupos se reuniram na sede da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (Asprolimo), onde houve a discussão sobre beneficiamento de frutas por meio da implantação de fábricas destinadas à atividade.
A gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, citou o processo de construção e funcionamento das duas fábricas existentes na região atendida pelo arranjo, uma delas voltada à produção de sucos e outro que faz doces cristalizados.
A visita de Valdelane Tenório motivou ainda mais os produtores da região. Para o presidente da Asprolimo, Alvanio Farias, todo aprendizado é importante, principalmente quando traz crescimento coletivo. Ele acredita que desta forma é possível ampliar a atividade da associação, trazer mais qualidade aos produtos e renda aos agricultores.
“No começo, tínhamos apenas 12 associados, mas deste então batalhamos muito e hoje passamos de 100. O intercâmbio nos ajudará mais nesse sentido, pois conseguiremos trazer mais produtores para associação, além de ter mais informações para ajudar a todos e melhorar os produtos”, comemora o presidente das Asprolimo.
De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Agreste, Rosete Albuquerque, a parceria vem dando muito certo e deverá permanecer. “Nossos encontros estão sendo bastante produtivos e enriquecedores, as trocas de informações e o exemplo de perseverança dos fruticultores do Vale do Mundaú trazem um estímulo grande para os produtores do Agreste”, explica.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Fruticultura no Agreste e Fruticultura no Vale do Mundaú fazem parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae.