Geral

Polo Agroalimentar de Arapiraca está próximo de entrar em atividade

10/03/2015
Polo Agroalimentar de Arapiraca está próximo de entrar em atividade

Produção do Polo Agroalimentar de Arapiraca deve atender cadeia produtiva da mandioca, por exemplo. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

Produção do Polo Agroalimentar de Arapiraca deve atender cadeia produtiva da mandioca, por exemplo. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

Uma reunião entre a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) de Alagoas com o Instituto Parque Tecnológico de Alagoas (Ictal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na manhã desta segunda-feira, 9, discutiu a possibilidade de parcerias para que o Polo Agroalimentar de Arapiraca inicie o sua operação o mais rápido possível. O Polo de Arapiraca integra o Parque Tecnológico de Alagoas e visa atender a cadeia produtiva da mandioca e de hortifruticultura, presente no Agreste do Estado, com pesquisas e serviços que contribuam com a melhoria da qualidade dos produtos desenvolvidos na região.
O Instituto Parque Tecnológico de Alagoas, o qual é o responsável por gerir os polos agroalimentares, pretende que todas as instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que já participa da gestão do Polo Agroalimentar de Batalha, possam assumir espaços nos laboratórios de pesquisa dentro das referidas unidades. Ele pode prestar outros serviços à sociedade por meio da presença da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas), Inmeq (Instituto Metrologia e Qualidade de Alagoas), e dos APLs da Mandioca e Hortifruticultura; além de outras secretarias as quais tenham interesse, como a Seapa – Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura.
O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, crê que está próximo de uma solução para o funcionamento do polo.
“Estamos bem perto de uma solução para que o Polo de Arapiraca comece a funcionar, pois há muitos parceiros interessados em contribuir e um dos principais gargalos está prestes a ser resolvido com a proposta da Uneal assumir, por meio de um termo de cooperação  técnica, a manutenção e a segurança do local”, disse o secretário.
Segundo o reitor Jairo Campos, a Uneal está à disposição e tem todas as condições de contribuir com a gestão do Polo de Arapiraca com o desenvolvimento de pesquisas e também na parte operacional da unidade.