Artigos
Do sonho à realidade
Dissera o inolvidável Padre Antônio Vieira “ Para se falar ao vento bastam palavras; para se falar ao coração são necessárias obras.” Que chegam à medida que se realiza o sonho acalentado por muitos anos.
É o que ocorreu com o doutor Ivan Barros, fundador da Tribuna do Sertão onde me incluo no rol de colaboradores. E, por isso, a luta não foi fácil. Muito pelo contrário, reuniu suas economias e, por conseguinte, criou o mais o mais antigo jornal do “ hinterland” alagoano. Ele que se destacou na Cidade Maravilhosa como então repórter da extinta Manchete.
Imitou, portanto, Francis Bacon quando sentenciou: “ To choose time is to save time.”No português tupiniquim: Escolher o tempo é aproveitar o tempo. Desse modo, aposentou-se do Ministério Público e disse: “ Vou criar um jornal que seja porta-voz do interior alagoano.
Nesse sentido, passou o comando para seu preclaro descendente Vladimir Barros, Editor Chefe, do Semanário que circula em Alagoas, Brasília e outras plagas da federação. Diga-se de passagem, promoveu a continuação do sonho que virou realidade de seu ilustre genitor que, por sua vez, teve a felicidade de possuir um filho que ampliou a sede, o número de páginas, e, sobretudo, melhorou a visualização do jornal da Terra dos Xucurus
No ano fluente, completou dezenove anos de fundação. E, sendo assim, nós colaboradores vibramos com a efeméride que merece ser comemorada em grande filho. O saudoso jornalista Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da qual sou afiliado legou à posteridade: “ A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são os pilares do regime democrático, que permite a convivência dos contrários com respeito que a diversidade de opinião merece”.
Acompanho toda a trajetória desse Semanário genuinamente alagoano. Numa conversa com Dr. Ivan Barros ele argumentou: “ Laurentino, por que não escreve no nosso jornal?” Hoje, agradeço ao convite formulado pelo menestrel de Palmeira dos Índios. Aliás, terra dos inolvidáveis jornalistas da extirpe de Tobias Granja/ José Branco/Juarez Ferreira e outros que esqueci com a memória que já começa a falhar.
A bem da verdade, sou grato ao fundador, bem como a Vladimir pelo espaço generoso cedido à Associação Alagoana de Imprensa da qual é membro efetivo. Merecem, pois, congratulações ao trabalho edificado a quatro mãos.
Por fim, almejo longevidade ao Semanário que veicula notícias não só de Palmeira dos Índios. Afinal, a imprensa não tem fronteiras e, por isso, cobre todos os municípios caetés e, principalmente, o Senado Federal/Câmara dos Deputados. Na terrinha condena a administração do alcaide local.
Afinal, “ …. Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” ( Romanceiro da Inconfidência). Doutor Ivan Barros é um democrata à procura de ventos para mover outros sonhos que povoam o cérebro do maior/melhor historiador do estado como um todo. Organização: Francis Lawrence
Mais lidas
-
1TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
2MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
3ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
4TEMPORADA 2025
CBF divulga jogos de ASA e CSA para a primeira fase da Pré-Copa do Nordeste
-
5MARECHAL DEODORO
Exame de DNA confirma: corpo encontrado carbonizado é de líder comunitário desaparecido