Artigos

Fragilidade

25/02/2015
Fragilidade

    É muito conveniente, para o ser humano, periodicamente proceder a uma avaliação de suas potencialidades e suas fraquezas. Os orientais, em sua sabedoria, para evitar o estresse, costumam, diariamente, disponibilizar alguns minutos para reflexões, acompanhadas de exercícios de alongamento.
Desejoso de manter minha forma física, iniciei um programa de longas caminhadas, de ginástica, em academias  e da redução de alimentos como doces e gorduras.
Encontrava-me na sauna a vapor do Hotel Salinas, em Maragogi, conversando com alguns amigos. Esqueci a noção do tempo e devo ter permanecido entre 20 a 30 minutos, sofrendo, naturalmente, uma acentuada desidratação. Ao tentar me levantar, entro num processo de hipoglicemia e desmaio. Socorrido pelos companheiros que ali se encontravam, dentre eles um médico, constatam uma lesão quando caí sobre o cóccix. Sou conduzido ao apartamento do hotel e recebo os primeiros socorros. A noite foi longa e tive a oportunidade de analisar nossa fragilidade humana.
No momento em que estava vivendo instantes de afirmação cultural, através de palestras e conferências em várias partes do país, e da elaboração do meu décimo primeiro livro, cujo o título seria  O Senado Que Vivi ou A Constituinte da qual participei, por um triz, não sofri um traumatismo craniano que me impossibilitaria, totalmente, a razão de viver. Havendo exercido, ao longo de minha vida pública, um poder imenso, modificando paisagens e destinos, senhor de vida e de morte, cheguei à conclusão de que, na verdade, nada somos. Em poucos segundos poderia haver fenecido a chama da vida.
O verdadeiro poder é aquele que vem do Alto, que faz seres humanos fortes, dignos e íntegros, em todas as atividades. Dentro do fato negativo, ressalta-se o aspecto positivo de que devemos, sempre, usar nossa passagem terrena para proporcionar o bem, ajudando, estimulando e criando perspectivas de felicidade para os diversos grupamentos sociais que integramos. A gentileza ajuda e esclarece, produzindo melhor efeito que a acusação. A bondade se expressa muito mais pela conduta, do que através das palavras. A vida deve tornar-se uma lição de correção e dignidade.