Política
Governador diz que pagamento a monitores era feito manualmente

Para desenvolver e reestruturar a educação em Alagoas, várias medidas estão sendo anunciadas pelo governador Renan Filho para os próximos meses. Uma delas é a confirmação do pagamento dos professores-monitores, assim que o processo seja organizado. “Parece um absurdo, mas ainda hoje o pagamento era feito de maneira manual. Hoje qualquer prefeitura ou município, mesmo que seja de pequeno porte, tem um mínimo de organização e estrutura”, ressaltou o governador, ao anunciar as medidas durante a posse dos novos coordenadores regionais de ensino, ocorrida na segunda-feira (23), no Palácio República dos Palmares.
O objetivo do chefe do Poder Executivo é que não haja segregação, com nenhum grupo de servidores, para que todos recebam automaticamente, nas duas faixas salariais. “O que acontece é que os monitores recebiam em uma folha feita à mão. Isso é inadmissível, principalmente no século 21, onde toda empresa, instituição, governo, seja ele pequeno ou grande, têm uma organização do corpo funcional”, reforçou o chefe do Poder Executivo.
O governador explicou ainda que feito da forma manual não existe critério. “O secretário da Educação não fica sabendo quem, quanto e o porquê aquele servidor recebe o montante. Isso tudo está sendo corrigido. A prioridade é que o recurso da Educação seja aplicado na própria Educação, o mais rápido possível”, reforça.
Transporte escolar
Outra medida que está sendo tomada pelo governador diz respeito ao transporte escolar. “Estamos trabalhando no sentindo de municipalizar os transportes escolares, na maior parte dos municípios alagoanos”, afirmou.
De acordo com o chefe do Executivo, o prefeito tem mais condições de identificar qual a região, povoado e até o bairro da cidade que não está fazendo o transporte adequadamente. “Fui prefeito e sei disso”.
As peculiaridades das cidades grandes serão examinadas pelo secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, em parceria com os prefeitos.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?