Geral

Programas goianos chamam atenção de Renan Filho

03/02/2015
Programas goianos chamam atenção de Renan Filho
Governador de Goiás Marconi Perillo recebeu o governador Renan Filho para reunião de trabalho, no Palácio Pedro Ludovico. (Foto: Goiás 247)

Governador de Goiás Marconi Perillo recebeu o governador Renan Filho para reunião de trabalho, no Palácio Pedro Ludovico. (Foto: Goiás 247)

  O governador Renan Filho conheceu em Goiás, nesta segunda-feira, 2, programas que podem verdadeiramente melhorar a vida do alagoano. Uma área em específico pode se beneficiar diretamente desta visita ao governador Marconi Perillo. O Pacto pela Educação – que elevou Goiás ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – e o Bolsa Universitária foram programas que aguçaram a curiosidade do gestor alagoano.
Em duas horas de uma longa conversa que detalhou a experiência de sucesso em determinados segmentos do governo, Renan e Perillo trocaram ideias sobre gestão pública. Perillo é um político experiente que já administrou o estado goiano por outras duas oportunidades, além deste mandato em exercício. Por isso, Renan Filho veio ao Planalto Central para conhecer iniciativas exitosas como o programa Bolsa Universitária, onde o governo estadual banca parte ou a totalidade do ensino superior do aluno de baixa renda em universidades particulares.
Já que é pelas portas da educação que Alagoas vai mudar, como sempre disse Renan Filho, é por elas que a mudança virá. O Pacto pela Educação, aplicado no Estado de Goiás, tem este aspecto de fazer uma reforma educacional no cenário local – assim como Renan Filho quer para seu estado.
“Estamos começando por Goiás porque aqui temos a experiência de um dos mais vitoriosos homens públicos do Brasil. Sabemos que aqui em Goiás as coisas acontecem”, comentou o governador alagoano.
“Administrar Alagoas é um grande desafio. O Estado é pobre e tem muitas dificuldades. A nossa saúde, totalmente estatizada, está quase toda concentrada na capital. Temos o maior número de homicídios do País tanto no estado quanto na capital. Nossa educação é fraca. Temos o maior número de analfabetos, o que faz com que nossos índices estejam entre os piores do Brasil”, narrou Renan Filho seu desafio ao seu colega Perillo.
O interesse do governador de Alagoas foi além da educação e ele se entusiasmou ainda por programas que dão certo em outros setores, como o de Transporte. Planejada em Alagoas para ser tocada pelo engenheiro Mosart Amaral, a futura pasta pode contar com projeto similar ao que reconstruiu mais de 5 mil quilômetros de rodovias cortando Goiás. Isso foi possível por meio do Fundo de Transporte.
Outra preocupação de Renan Filho é a saúde. Para cuidar deste delicado setor, Marconi Perillo apresentou a experiência goiana de gestão hospitalar por Organizações Sociais – as OSS. Já da segurança pública, foi citado no encontro o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIIC), que realiza a união das forças de segurança estatais – ideia já tocada pelo secretário de Estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar; e o Serviço Militar de Interesse Voluntário Estadual (Simve), que dá retorno ao serviço público oficiais e ‘praças’ aposentados.
Por fim, os Cheques Moradia e Reforma também foram apresentados a comitiva alagoana. Os programas apoiam famílias de baixa renda em reforma e/ou construção de suas moradias. Diante desta gama de ideias, Renan Filho saiu satisfeito do que ouviu e viu na reunião. Disse que foi positivo e representantes de Alagoas e de Goiás devem estabelecer contato para troca de informações.