Geral

Complexo Cultural do Teatro Deodoro será inaugurado nesta terça

15/12/2014
Complexo Cultural do Teatro Deodoro será inaugurado nesta terça

Juarez Gomes de Barros, presidente do Dital (ao centro), recebeu a imprensa para mostrar estrutura do local e falar sobre os projetos que funcionarão no empreendimento

Juarez Gomes de Barros, presidente do Dital (ao centro), recebeu a imprensa para mostrar estrutura do local e falar sobre os projetos que funcionarão no empreendimento

   Um espaço multicultural de encontro entre o povo e a arte. Essa é a razão social do Complexo Cultural Teatro Deodoro, empreendimento que funciona como um anexo do centenário teatro localizado na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Com uma estrutura considerada uma das mais completas do país, inspirada em formato de conservatório e galerias de arte, o complexo será inaugurado nesta terça (16), às 18h30. O prédio foi apresentado à imprensa em coletiva nesta segunda (15).
Construído por meio da parceria entre Governo do Estado e Ministério da Cultura com recursos na ordem de R$ 7.286.095, o complexo nasceu como incentivo ao estudo, pesquisa e formação continuada de jovens talentos, principalmente aqueles que se encontram com maior vulnerabilidade social. Além disso, a iniciativa visa fortalecer a cena cultural alagoana com a qualificação de profissionais.
O prédio de três andares todo revestido de vidro abriga espaço para exposições e instalações, quatro salas de aula direcionadas a diversos cursos de arte, como música, dança e cenotécnica, além das salas de ensaios especializadas, voltadas para a orquestra, o balé e a companhia de teatro do Deodoro. O complexo também conta com salas de convivência, setores administrativos, técnicos e funcionais e uma cobertura que pode ser utilizada para pequenos shows, lançamento de livros e outros eventos.
Segundo o idealizador do projeto, o presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Juarez Gomes de Barros, a estrutura toda de vidro dialoga com os anseios de revitalização do Centro da capital, principalmente com a praça Deodoro, onde há grande movimentação de pessoas durante todo o dia.
“O complexo, além de funcionar como uma escola de arte e aprimorar as apresentações do teatro com espaços direcionados para ensaios e preparação das equipes, é também uma tentativa de promover uma interação entre a arte e as pessoas, reforçada pela estrutura de vidro que possibilita, do lado de fora do prédio, ver as manifestações artísticas que acontecem dentro do espaço”, ressaltou Juarez, que considera o empreendimento como um passo inicial para o projeto de revitalização do Centro.
De acordo com o presidente, também artista e poeta, o complexo tem o compromisso social de encontrar talentos no estado e dar oportunidade de aprimorar técnicas, aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades. “A ideia é que haja um corpo técnico para ministrar cursos das mais variadas expressões artísticas e outros projetos direcionados, principalmente, para estudantes da rede pública de ensino”, destacou.
A inauguração do I Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, espaço destinado a exposições e instalações do complexo, acontece nesta terça (16), às 18h30. A abertura das atividades do espaço contará com a exposição de 74 artistas alagoanos, com trabalhos de fotografia, pintura, colagens, grafitti, vídeoarte, escultura, designer, entre outros, além de apresentações artísticas de música erudita e dança.