Geral

Programa Crack, é Possível Vencer leva ações lúdicas para comunidades

03/12/2014
Programa Crack, é Possível Vencer leva ações lúdicas para comunidades

Trabalho da Polícia Comunitária com crianças e orientação à população carente em Alagoas é um dos eixos do Programa Crack, É possível Vencer (Fotos: Paulo Rios e Adaílson Calheiros)

Trabalho da Polícia Comunitária com crianças e orientação à população carente em Alagoas é um dos eixos do Programa Crack, É possível Vencer (Fotos: Paulo Rios e Adaílson Calheiros)

  Lançado em Alagoas no ano de 2012, o programa “Crack, é Possível Vencer” oferta tratamento de saúde, educação e atenção aos usuários de drogas, além de enfrentar o tráfico e as organizações criminosas. O programa é coordenado pelo Ministério da Justiça, em parceria com os ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação e da Secretaria de Direitos Humanos.
A iniciativa é dividida em três linhas de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Cada eixo tem suas finalidades para executar os planos de combate ao uso e tráfico de todos os tipos de drogas. As ações envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social, segurança pública e de educação.
As ações do eixo autoridade são desenvolvidas pelas forças de segurança pública no policiamento ostensivo e na proximidade comunitária nas áreas de atuação de consumo de tráfico de drogas articuladas com a saúde e assistência social. Os profissionais de segurança pública buscam fortalecer laços de confiança com a comunidade, estimulando a confiança com a comunidade na resolução dos problemas de criminalidade e violência que afligem a localidade.
Segundo o gerente do Núcleo de Execução de Convivência e Parcerias da Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL),major PM Edson Lima, os agentes da segurança pública que atuam no programa têm como doutrina a polícia comunitária, visitando os estabelecimentos comerciais, residências e, consequentemente, criando boas relações de convivência com a comunidade em geral.
“Nossas polícias que atuam no “Crack, é Possível Vencer” conhecem a realidade da comunidade, seus problemas, esclarecem dúvidas e escutam sugestões da população. E a comunidade nos dá um retorno fundamental, auxiliando a polícia, sobretudo, através de denúncias. Assim, combatemos o tráfico e consumo de drogas para manter a paz na área de atuação”, diz o major Edson.
Para atuar nessa área, os profissionais de segurança têm formação na doutrina de polícia comunitária, prestando atendimento às pessoas que trabalham, residem ou circulam pelo local, possibilitando mais segurança. Atualmente, as ações do programa estão concentradas nos bairros do Benedito Bentes e Vergel.

    Melhorias

A Seds-AL está trabalhando para que as ações do “Crack, é Possível Vencer” no Benedito Bentes sejam feitas também com o kit móvel (ônibus). Alguns projetos estão sendo concluídos, entre esses a instalação de software e a conexão dos servidores com os veículos para que o atendimento itinerante seja levado para comunidade. Os postes da localidade já estão energizados e os ônibus estão no Benedito Bentes em perfeito estado de conservação.