Artigos

Cristiano, Marechal e a Flimar

12/10/2014
Cristiano, Marechal e a Flimar

    No início de abril de 2009 recebi um telefonema, Cristiano Matheus, prefeito eleito de Marechal Deodoro me convidava para assumir a Secretaria de Cultura do Município, com alegria fui a seu gabinete, aceitei o honroso cargo. Ser secretário de cultura daquela belíssima cidade histórica (mais de 400 anos) é mais charmoso que Ministro da Cultura. Na verdade foi indicação do historiador Douglas Apratto, eu não conhecia Cristiano, depois de quase seis anos trabalhando juntos, hoje é um amigo especial, além da figura humana de bem com a vida, é competente, excelente administrador, um dos melhores prefeitos aparecidos nos últimos anos nas Alagoas. Fez uma revolução em Marechal Deodoro em todos os setores, educação de primeira qualidade, a saúde foi transformada, obras em todo município.
No Centro Histórico conseguiu verbas federais, restaurou o Convento, o Museu de Arte Sacra Dom Ranulfo, as Igrejas, o Mercado do Peixe, o Mercado da Cidade, transformou o velho mercado em Mercado do Artesanato e Renda, restaurou o Palácio Provincial, a Casa Museu do Marechal do Marechal Deodoro, reformou o Ponto de Cultura onde fica a Secretaria de Turismo, a antiga cadeia foi restaurada, hoje Casa do Patrimônio, onde se instalaram: a Secretaria de Cultura, a Biblioteca Pública e um auditório (cinema). O centro da cidade está em obras, a Prefeitura aguarda repasse do IPHAN para iniciar a restauração do Largo da Matriz, Largo de Taperaguá, Igreja do Carmo e Rosário. Além de tudo construiu a orla lacustre mais bonita das Alagoas. Nesses quase seis anos houve uma revolução em Marechal. Sem falar da urbanização da orla da praia do Francês e da Barra Nova. A listagem das obras e serviços de todos os segmentos da administração não cabe no espaço.
Uma das primeiras determinações do Prefeito foi a realização dos velhos festivais de verão acontecidos há mais de 30 anos em Marechal, os moradores mais antigos pediram a volta do Festival de Verão. Semana seguinte apresentei uma proposta mais moderna, realizar a Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR) inspirada na FLIP de Paraty, com um detalhe não apenas a literatura, todos os segmentos da cultura contemplados no projeto, a música, as rendeiras, o folclore, a gastronomia, entre outras. Cristiano determinou que envolvesse a rede de ensino do município,  a equipe da secretária Flávia inventou a FLIMARZINHA, hoje a maior atração do evento.
A I FLIMAR foi realizada em 2010 tendo como escritores homenageados, Aurélio Buarque de Holanda e Arriete Vilela, sucesso além da expectativa; a II FLIMAR em 2011 teve como escritor homenageado o saudoso Lêdo Ivo; na III FLIMAR foram homenageados Antônio Torres e Théo Brandão; ano passado a IV FLIMAR se consolidou com Graciliano Ramos e Cacá Diegues como homenageados. A V FLIMAR a ser realizada entre 12 e 15 de novembro deste ano, já está pronta, trabalho da equipe. O grande homenageado é o músico, compositor, poeta Djavan, haverá uma série de palestras analisando sua poesia, uma entrevista ao vivo no auditório e o mais importante a premiação do concurso organizado pela Secretaria Municipal de Educação entre alunos da 8ª e 9ª série, jovens dos 15 aos 20 anos, escreveram contos inspirados em uma música de Djavan, foram mais de 800 trabalhos inscritos, 25 contos foram escolhidos para compor o livro, DJAVAN PARA CANTAR E CONTAR, editado pela Editora Graciliano Ramos.
Além da presença de Djavan teremos grandes escritores em palestras, Laurentino Gomes (1889), Marina Colasanti, Paloma e Janaína Amado ( filha e sobrinha de Jorge Amado), Ricardo Cravo Albin (o maior pesquisador da música brasileira), Luiz Gutemberg, Maurício Melo Júnior, Ovídio Poli Júnior, Joaquim Ferreira de Souza (cronista de O Globo), Claufe Rodrigues ( TV Globo), Maria Xavier e Fernando Luiz Machado (escritores portugueses), Íttala Nandi ( escritora e atriz de TV),  Cássio Cunha e Uchoa de Moura ( historiadores), José Inácio  Vieira de Melo ( poeta), Carla Nobre (poeta do Amapá), ministro Vinicius Nobre Lages (ainda não confirmado), além de grande escritores e poetas alagoanos. Durante a V FLIMAR haverá feira de cultura, todas as noites shows com as bandas filarmônicas de Marechal Deodoro, com o ator e cantor Jurandir Bozo, a soprano Elvira Regina, a cantora Fernanda Guimarães ( cantando Djavan). Devido a problemas técnicos Djavan não vai fazer show, mas quem sabe uma palhinha?
No sábado encerramento com uma serenata pelas ruas da cidade com os Seresteiros da Pitanguinha e o show final comemorando 125 anos de República, o cantor é ainda surpresa. Imperdível, a FLIMAR já é conhecida nacionalmente, visite Marechal aprenda se divertindo. Informações e programação no site-blog: www.5flimar.blogspot.com.br.