Cidades
Jequiá da Praia garante abastecimento para a farmácia municipal
A rede de saúde pública de Jequiá da Praia tem recebido atenção especial. Uma série de melhorias está sendo realizada pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde. A gestão garantiu o abastecimento da farmácia municipal no seguimento de farmácia básica.
A regularização do serviço foi possível graças à compra compartilhada realizada pelos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). De acordo com o prefeito Marcelo Beltrão, por meio do Conisul, foi possível fazer estoque e atender à demanda da população.
“Hoje não faltam mais remédios do seguimento de farmácia básica no município de Jequiá da Praia. A farmácia central e todas as unidades de saúde estão abastecidas e com novas remessas garantidas, reafirmando nosso compromisso com a saúde de Jequiá da Praia”, assegurou o prefeito.
O secretário de Saúde de Jequiá da Praia, Pedro Madeiro, explicou que além de garantir um menor preço, o município conseguiu aumentar o elenco dos medicamentos.
“Jequiá da Praia, assim como os demais municípios da região Sul, conseguem comprar atualmente os medicamentos mais baratos, além de adquirir medicamentos que antes não teriam condições, por valores bem mais baixos e em quantidade suficiente para manter o estoque abastecido”, explicou o secretário.
A partir da compra compartilhada, o abastecimento dos medicamentos foi regularizado e a cada três meses, uma nova remessa chegará ao município, mantendo o estoque abastecido. É o que explica o farmacêutico responsável pela farmácia municipal, Fábio Souza.
Segundo ele, antes da compra compartilhada, o município não tinha condições de realizar uma compra grande e, tão logo os medicamentos chegavam, acabavam com rapidez. Agora este problema não existe mais. “Com a primeira remessa nós conseguimos fazer estoque em todas as unidades e agora ficamos somente administrando, com tempo suficiente para fazer um novo pedido e este a ser entregue em Jequiá da Praia”, explicou o farmacêutico.
Fábio ressaltou ainda a aquisição de muitos medicamentos novos, dando à população novas possibilidades de tratamento. “Já estamos recebendo antibióticos como amoxilina mais ácido clavilônico, que são medicamentos caros, e muitas pessoas poderiam não ter condições de comprar nas farmácias, remédios para diabetes, analgésicos, como o tramal, entre outros. Hoje o elenco de medicamentos recebido em Jequiá da Praia está na lista referenciada pelo Ministério da Saúde”, lembrou o farmacêutico.
Além do seguimento de farmácia básica, a aquisição de outros remédios já está em andamento. “Estão sendo realizados pregões para a compra de medicamentos injetáveis, que são de média e alta complexidade, além dos correlatos, que são as seringas, algodões, gaze entre outros materiais indispensáveis para a saúde, e medicamentos da saúde mental”, explicou o secretário de Saúde, Pedro Madeiro.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
5APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal