Geral

Lucarelli é arma do Brasil contra a Tunísia no Mundial de Vôlei

03/09/2014
Lucarelli é arma do Brasil contra a Tunísia no Mundial de Vôlei

Lucarelli em ação pelo Brasil - Alexandre Arruda/Divulgação

Lucarelli em ação pelo Brasil – Alexandre Arruda/Divulgação

   O mineiro de Contagem Ricardo Lucarelli começou a se destacar nas categorias de base do Brasil em 2010, quando conquistou o Sul-Americano juvenil. À época, a seleção principal conquistava o tricampeonato do Mundial, na Itália. Passados quatro anos de seu primeiro título internacional de expressão, o ponta de 1,95m de altura e 22 anos é uma das promessas do Brasil para conquistar o tetracampeonato mundial. Nessa quarta-feira, mais um passo da evolução desse jogador pode ser visto no confronto contra a Tunísia, às 15h15m de Brasília, pelo grupo B, no Spodek Arena, na cidade polonesa de Katowice.
Lucarelli superou as expectativas na estreia do Brasil, na última segunda-feira, na vitória por 3 sets a 0 sobre a Alemanha. Logo em seu primeiro jogo em um Mundial, ele foi o jogador que mais pontuou na com 13 acertos, sendo 10 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. Apesar da juventude, Lucarelli mostra em quadra e nas palavras uma tranquilidade que não é comum para iniciantes.
— Quando acabou o jogo, nem tinha percebido que tinha pontuado bem, até porque todo mundo colaborou com a vitória. Eu fiz 13 pontos, o Lucão fez 12 e o Wallace, 11. O mais importante, sem dúvida, era que o grupo jogasse bem e chegasse ao resultado positivo — respondeu Lucarreli, por email, valorizando ainda mais o grupo. — Acho que consegui contornar bem o nervosismo (da estreia). Tenho a sorte de ter jogadores muito experientes ao meu lado e todos eles sempre me ajudam bastante.
Lucarelli esteve presente no time medalhista de prata da Liga Mundial que perdeu a final para os Estados Unidos e foi às Olimpíadas de Londres como convidado de Bernardinho. Na ocasião, ele treinava junto com a seleção e seria o substituto de Giba em caso de lesão. Tal convite deixava claro que o jogador já fazia parte dos planos de Bernardinho. E o tetracampeonato mundial pode ser a concretização dessa aposta com a camisa da seleção.
Para ajudar a colocar o Brasil mais uma vez no topo do pódio, Lucarelli sabe que o jogo de hoje é fundamental apesar de ser contra um adversário modesto. Por isso, ontem, no dia de sem jogos da seleção, os jogadores aproveitaram para estudar o desconhecido.
— A partir de terça-feira começamos a estudar a Tunísia. Não conhecemos tanto o time deles, mas vamos assistir os vídeos dos jogos e isso sempre ajuda muito nessa preparação. Assim, saberemos o que é necessário fazer para conseguir mais uma vitória — disse o ponta.
A grande surpresa do segundo dia do Mundial, ontem, foi a vitória do Irã sobre os EUA por 3 sets a 2 (25/23, 19/25, 25/19, 25/18 e 15/17). Já é a segunda vitória seguida do país asiático, que derrotou a Itália na estreia e lidera o grupo D.