Geral

Canto lírico será destaque no Festival Alagoano de Música Erudita

26/08/2014
Canto lírico será destaque no Festival Alagoano de Música Erudita
Priscilla Monteiro e Daniel Lima vão se apresentar na segunda edição do Falame (Foto: Ascom Diteal)

Priscilla Monteiro e Daniel Lima vão se apresentar na segunda edição do Falame (Foto: Ascom Diteal)

Quem nunca se emocionou com uma ária na voz de Maria Callas, ou não se alegrou ao ouvir Juan Diego Florez? Difícil não se impressionar com a técnica de Cecilia Bartoli, ou não esquecer um pouco do tempo e do mundo, ouvindo um “lieder”, de Schubert, na voz de Fischer-Dieskau. Sem falar nos famosos Pavarotti, Domingos e Carreras. Este mesmo sentimentalismo poderá ser revivido ao ouvir Claudinete Lima, Daniel Lima, Erick Robert, Luciano Peixoto, Maria das Vitórias, Priscilla Monteiro e Tarciana Damião, principal atração dentre os cantores líricos confirmados para o II Festival Alagoano de Música Erudita (II Falame), nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Teatro Deodoro, em Maceió.
Pensando no quão importante é abrir mais espaço para o canto lírico no cenário musical, e possibilitar que o público absorva mais paixão e verdade da Arte, o Instituto de Cultura Ero Dictus resolveu ampliar o II Falame, disponibilizando ainda mais música instrumental e canto coral em variedade para a plateia.

    Tarciana Damião

Soprano lírico, com um timbre muito peculiar à sua classificação vocal, sonoridade aveludada e leve, porém marcante, Tarciana Damião se diz ansiosa para a primeira vez que vem cantar em território alagoano. Estudante de Canto há mais de 11 anos, e diante da sua desenvoltura e domínio técnico ainda com muitas décadas de estudo e prática à frente, a soprano conta que já passou por diversas experiências que justificam seu nível de performance.
Estudou Canto Lírico no Conservatório Pernambucano e Bacharelado em Canto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já estudou música antiga, da Renascença ao Barroco, “bel canto italiano”, específico na estética operística de Bellini, Rossini e Donizetti, e cursos mais completos como o Opera Studio, pensado na formação de cantores líricos de nível avançado, cujos professores vêm da Itália e EUA, que preparam o cantor desde a técnica vocal até a cena operística.
Tarciana Damião afirma que possui repertório bem abrangente. “Canto de Mozart a Puccini. Gosto de Handel, Bellini, Carlos Gomes. Estou esperando o público caloroso e receptivo de Alagoas”, acrescenta, animada para sua noite de espetáculo, no domingo (31).

    Pratas da casa

Dono de um timbre cujas palavras sutileza e altivez lhe servem por definição, o jovem tenor Erick Robert, já é de certo um dos cartazes mais disputados no hall dos teatros e salas de recitais de canto lírico em Maceió. Seu perceptível trabalho em técnica vocal está justificado pelo nome de seu preparador, Prof. Dr. Eduardo Xavier, cuja competência e talento se refletem no nível do seu aluno. Erick Robert abre o seguimento do canto lírico no II Falame, no sábado (30), com “Recitativo: Frondi tenere – Ária: Ombra mai fù” (da ópera Serse), de Georg Friedrich Handel, e “Coração Triste – Op.18, nº 1”, de Alberto Nepomuceno.
Ainda no sábado (30), o grupo Allegro Cantabille estreia com Claudinete Lima, Maria das Vitórias e Luciano Peixoto, cantando “Marechiare”, de Paolo Tosti, e “Serenata”, de Alberto Costa, tendo, ao piano, Selma Brito, artista consagrada pelo público alagoano. Selma Brito e Luciano Peixoto foram os responsáveis pela abertura do I Falame, em 2013, e a partir daí viu-se a necessidade de incluir mais artistas do seguimento do canto lírico. A dupla volta no domingo (31) e faz “Musica Proibita”, de Stanislao Gastaldon, e “Adivinhação”, de Fernando Cupertino.
Também no segundo dia de festival, é a vez de Daniel Lima e Priscilla Monteiro, que prometem romantismo com o dueto “Pur ti Miro”, da ópera “L’incoronazione di Poppea”, de Monteverdi, tendo Douglas Nascimento ao piano. (Um breve comentário sobre este duo: em 19 de dezembro de 2013, no recital de Daniel Lima no Teatro de Arena Sergio Cardoso, os cantores apresentaram o número, que levou o público a aplausos arrebatadores. Uma boa dica do que se reserva para a plateia).
Daniel Lima, cuja característica é seu domínio impressionante da técnica vocal, aliado à sua sensibilidade musical, ao seu conhecimento da história e da estética de cada período da música, possui a um timbre doce, porém cheio de energia. O tenor apresenta ainda, ao II Falame, a “Mattinta”, de Paolo Tosti, com a participação do violinista Elieser Cassimiro.

Veja abaixo a programação completa do II Falame:

Sábado (30 de agosto de 2014 – 19h)

1. Coro Infanto-Juvenil do Colégio de Santa Madalena Sofia

2. Pianista Mario Marochi

3. Coro Angelus

4. Tenor Erick Robert

5. Violonista Clássico Nícolas Silva

6. Coro Rugas de Ouro

7. Duo Paula Bujes e Pedro Huff (violino e violoncelo) – Professores Doutores em Música (UFPE)

8. Allegro Cantabile – Estreia

Domingo (31 de agosto de 2014 – 18h)

1. Tenor Luciano Peixoto e Pianista Selma Britto

2. Coro Prisma de Maceió

3. Tenor Daniel Lima e Soprano Priscilla Monteiro

4. Coral Cesmac

5. Pianista Manoel Vieira Junior

6. Soprano Tarciana Damião (Piano: Manoel Vieira Junior)

7. Coro Sinfônico da Universidade Federal de Alagoas (Corufal)

8. Maestro Almir Medeiros na estreia do Quarteto Cantiga de Cellos

9. Camerata ERO DICTUS, com o “Te Deum”, de Joseph Haydn.

10. Grand Finale: Coro “Hallelujah”, do “The Messiah”, de Handel (Piano: Douglas Nascimento e Orquestra ERO DICTUS – 200 músicos no palco).

Serviço

Teatro Deodoro

II Falame – Festival Alagoano de Música Erudita

Datas: 30 e 31 de agosto (sábado e domingo)

Horários: 19h (sábado) e 18h (domingo)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Ponto de venda: bilheteria do Teatro Deodoro (a partir das 14 horas) e através do telefone 9982-4846

Informações: 3315-5656 / 3315-5665 / 9971-9654 / 9909-9434