Geral

Mineiro que vai percorrer Brasil de bicicleta visita Secretaria da Educação

26/08/2014
Mineiro que vai percorrer Brasil de bicicleta visita Secretaria da Educação

   JoseGeraldo.jpg A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, recebeu, nesta terça-feira, a visita do mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal, que está em Maceió cumprindo parte do seu projeto denominado “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas”.
Durante o encontro, Zé do Pedal falou sobre seus trabalhos e contou que está na capital alagoana desde o último sábado (23) após percorrer, a pé, 4.330 km – parte de uma caminhada que totaliza 10.700km. Zé do Pedal vai passar por 20 estados brasileiros e 327 municípios. Todo o esforço é para mostrar as dificuldades de acessibilidade e chamar a atenção das autoridades para as necessidades dos portadores de deficiências físicas.
“Estamos em busca de propostas e ações concretas nessa área; a pessoa portadora de deficiência quer ser tratada com igualdade, não quer ser vista como coitadinha”, enfatizou. A secretária da Educação elogiou a iniciativa do mineiro e destacou que outras questões em favor dos portadores de deficiência devem ser abordadas em projetos voltados para esse tema, tais como a acessibilidade intelectual e o acesso aos recursos pedagógicos de qualidade.
“É importante a gente trabalhar também não somente a acessibilidade física, mas também o acesso ao ensino voltado para a realidade dos portadores de deficiências, promovendo a inclusão social”, destacou Stella Albuquerque. Após o encontro, Zé do Pedal seguiu para o Fórum “Rede Estadual de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

Quem é Zé do Pedal?

Fotógrafo, técnico em turismo, ativista social, ambientalista e ciclista, o mineiro de Guaraciaba e cidadão honorário de Viçosa, José Geraldo de Souza Castro, realiza, há 30 anos, inusitadas aventuras ao redor do mundo. A historia do Zé do Pedal começa em novembro de 1981, quando decidiu viajar do Brasil à Espanha, em bicicleta, para assistir a copa do mundo de futebol.
A partir dos anos 80 não parou mais e, até hoje, visitou 73 países em cinco Continentes, percorreu 145.000km a “base de pedaladas”, assistiu a três copas do mundo de futebol, passou por quatro guerras civis, enfrentou tempestades, terremotos, sobreviveu a cinco furacões. Venceu uma maratona, em Lima, Peru; visitou ilhas paradisíacas e conheceu os sofrimentos de crianças e adultos em campos de refugiados da guerra do Vietnam.