Geral

Infraestrutura no Canal do Sertão é tema de audiência em Brasília

21/08/2014
Infraestrutura no Canal do Sertão é tema de audiência em Brasília
Audiência Pública sobre Canal do Sertão em Brasília (Foto: Carlos Rudiney)

Audiência Pública sobre Canal do Sertão em Brasília (Foto: Carlos Rudiney)

  O sistema de irrigação e projetos de infraestrutura ao longo do Canal do Sertão foram os temas de audiência pública entre representantes do Governo de Alagoas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O encontro aconteceu na quarta-feira (20), em Brasília.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho, foram discutidos temas como parceria para implantação de kits de irrigação e viabilização de rede elétrica ao longo do Canal, melhorando a qualidade de vida das famílias da região. O governador Teotonio Vilela Filho esteve presente na reunião e lembrou que mais de 100 quilômetros do Canal foram construídos durante sua gestão à frente do Governo de Alagoas.
O Canal do Sertão é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, que irá beneficiar 42 municípios do Agreste e Sertão alagoanos. A obra está com 58% de conclusão, dividida em três trechos. O primeiro com 12 km está 88% concluído, o segundo com 16 km, com 55% da obra concluída e o terceiro, que será de 30 km, que está em fase inicial, com apenas 15% da obra executada.
O Canal terá 250 km de extensão e irrigará mais de 6 mil hectares de terra, gerando 15 mil empregos às famílias do entorno e proporcionando melhorias estruturais. Também participaram da reunião em Brasília o presidente da Codevasf, Elmo Vaz; o diretor da Codevasf, Eduardo Mota; o secretário adjunto de Infraestrutura, Alzir Lima; o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Artur Rogério e o representante de Alagoas do escritório do Distrito Federal, Josafá William Bandeira.