Geral

Juceal promoverá automatização do processo de registro empresarial

02/07/2014
Juceal promoverá automatização do processo de registro empresarial

   usuario4 A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) irá implantar a automatização de todo o fluxo do processo empresarial, dispensando a utilização do documento físico por meio de seus servidores. O sistema online desenvolvido é denominado Junta Digital, previsto para funcionar no início de agosto.
Com o sistema, os clientes da Juceal poderão protocolar os processos no órgão também de forma online. Ao invés de deslocar-se à sede da Junta, em Maceió, o usuário terá à sua disposição uma página direcionada para anexação de documentos, que deverão ser assinados digitalmente.
“É a evolução do registro empresarial em Alagoas. Com a forma digital, além de diminuirmos o número de pessoas atendidas na Junta, o próprio processo se tornará mais rápido. O atendimento da Juceal não mais fechará, ficará 24h à disposição do cliente, que poderá protocolar o processo em qualquer horário, garantindo que ele seja analisado a partir do primeiro horário de funcionamento da Junta”, detalha Kleber Pereira, assessor de qualidade do órgão.
Ele ressalta que a opção protocolação pessoal ainda estará disponível. O sistema foi desenvolvido pela Vox Tecnologia, mesma empresa responsável pelo Portal Facilita Alagoas. Promovendo uma integração das ferramentas do portal com a análise dos processos, os sistemas serão incorporados em um único gerenciador, o SigFácil.
De acordo com o coordenador de implantação da empresa, Dario Abreu, o grande diferencial para os servidores da Juceal será a total automação do processo de análise, o que economizará tempo e papel. Desde a protocolação até a autenticação do processo, o documento caminhará pela via online através do gerenciador.
A comunicação com os clientes também será aprimorada. O sistema informará instantaneamente ao cliente se o processo foi deferido, indeferido ou se entrou em exigência após passar pela análise técnica.
Abreu acrescenta que ao fim do processo não existirá mais o envio do ato de registro como Via Única. “Na página de acesso do cliente no Facilita, estará à sua disposição a cópia do ato registrado para que ela possa ser impressa, facilitando a obtenção do documento”, explica.
O projeto faz parte do processo de simplificação do registro empresarial implementado nos últimos anos. Alagoas foi a primeira unidade federativa a implantar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios em todos os municípios. A interface da rede no Estado é o Portal Facilita Alagoas, sistema integrador de diversos órgãos com a Juceal, que realiza a abertura, alteração ou baixa de empresa.
“O Junta Digital é mais um avanço em busca da excelência do registro empresarial em Alagoas. O aprimoramento de qualquer entidade depende da automação e, dessa forma, simplificação de suas ações, e com o novo sistema, o trabalho realizado pela Juceal se aproximará do que é feito nos órgãos de registro dos países mais desenvolvidos”, destaca o presidente da Junta, José Lages Júnior.