Geral

Palmeirenses Universitárias criam tijolos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar

26/05/2014
Palmeirenses Universitárias criam tijolos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar
al

Samantha Ferreira e Taísa Tenório de Palmeira dos Índios, apresentaram os resultados de um projeto inovador

    Mais duas edições do programa Pontapé foram realizadas, na última semana, durante a Semana de Pesquisa e extensão (Semex) da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O evento busca despertar e fomentar a cultura empreendedora e ideias inovadoras de negócios em estudantes universitários. Durante o evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), cerca de 170 universitários conheceram quatro casos de sucesso de jovens empreendedores alagoanos.
Desta vez, o destaque da programação ficou por conta das alunas Samantha Ferreira e Taísa Tenório, ambas formadas em Edificações pelo Ifal (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas) de Palmeira dos Índios. As estudantes apresentaram os resultados de um projeto inovador: a incorporação de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar para a fabricação de tijolos de solo-cimento.
A ideia consiste em diminuir ao máximo o percentual de cimento e aumentar a quantidade de cinzas do bagaço para que o preço do produto se torne mais atrativo no mercado. “Nosso maior objetivo, hoje, é levar o projeto para comunidades carentes. Planejamos capacitar esses moradores para que eles possam fabricar seus próprios tijolos e construir suas casas”, explicou Samantha.
O projeto foi reconhecido e premiado no Programa do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, no quadro “Jovens Inventores”, em 2013. “Após esse reconhecimento em rede nacional, fomos procuradas por representantes da Prefeitura de Paulo Jacinto e da Caixa Econômica Federal para estudarmos a possibilidade de uso desses tijolos na construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida”, declarou.
A programação contou com a apresentação de Edval Santana, sócio-proprietário da ECOurier – Correio Ecológico, primeira empresa alagoana a fornecer serviços de coletas e entregas utilizando somente bicicletas como ferramenta. Além dele, o sócio-fundador da Academia Curves, Thiago Alves, também apresentou sua metodologia de sucesso: uma academia voltada exclusivamente para o público feminino, cujos resultados alavancaram a receita da empresa.
Já o sócio-proprietário da Zuq –Transportes Inteligentes, Willy Tiengo, apresentou o sistema de modernização de controle do transporte público de Alagoas, por meio de um aplicativo para celulares que possibilita o rastreamento dos transportes públicos da capital. A empresa foi a segunda colocada no I Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, realizado pela Seplande em fevereiro deste ano.
O Pontapé já foi apresentado a milhares de estudantes desde sua primeira edição, em setembro de 2013, e estimulou vários jovens a darem impulso às suas ideias. “Nossa missão com o Pontapé é mostrar a esses jovens que é possível empreender em qualquer área de estudo”, declara a gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande, Irys Cavalcante.