Geral

Perícia Oficial inicia última etapa do concurso de formação de Peritos Criminais

07/04/2014
Perícia Oficial inicia última etapa do concurso de formação de Peritos Criminais

   IMG_3518 A Direção Geral da Perícia Oficial realizou na manhã de hoje, 07, a aula inaugural do curso de formação de Peritos Criminais, Médicos-legistas, papiloscopistas e Técnicos Forenses aprovados na primeira fase do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reservar. Participam desta última etapa do concurso, os aprovados que tiveram o nome publicado em edital após o resultado final na investigação social e de conduta pessoal.
A aula de abertura foi realizada no auditório da Associação Alagoana dos Magistrados, mas o restante das aulas será ministrado na Escola do Governo. O curso de formação está dividido em dois módulos, o primeiro geral com a participação de todos, iniciado hoje e com termino programado para 09 de maio. Já o segundo módulo acontecerá entre os dias 10 de maio a 07 de junho e nesta fase o grupo será dividido em quatro turmas por tipo de cargo.
Segundo João Alfredo Tenório Lins Guimarães, diretor da POAL, o curso está sendo realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele explicou que o curso com mais de 360 horas aulas e de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos e especialidades.
“Inicialmente havia a possibilidade de o curso ser realizado em Brasília na academia nacional, mas, a Senasp topou fazer o curso aqui mesmo em Alagoas, pois como foram poucos aprovados corria o risco de haver evasão do curso. Então ela entrou com o custeio e o Governo de Alagoas com a contra partida cedendo local e parte dos instrutores.” Afirmou o diretor, enaltecendo que a parceria ainda trará outros benefícios, como a garantia da capacitação continuada em várias especialidades fora do estado para os novos servidores nomeados.
A perita criminal alagoana Ana Márcia Nunes, coordenadora do curso, destacou que a primeira aula ministrada foi sobre direitos humanos, disciplina que teve como instrutor o consultor em Políticas Públicas de Segurança Cidadã e advogado Pedro Montenegro. Mas durante todo o curso, os alunos terão contato com as leis especiais relacionadas à Perícia Criminal, irão conhecer o sistema de justiça e segurança pública no Brasil, como também terão aulas de Medicina Legal, Criminalística e sobre a estrutura e organização da Perícia Oficial de Alagoas.
Além da Direção Geral, participaram da abertura os diretores do Instituto de Criminalística José Cavalcante de Amorim Medeiros, do Instituto de Identificação Maria Madalena Cardoso da Silva, do IML de Maceió Dr. Luiz Antônio Mansur Branco e do IML de Arapiraca Dr. Carlos Xisto. Prestigiaram também o evento os peritos criminais Rosana Coutinho, André Braga, Manoel Melo, Alberi Espindula e a papiloscopista Luciane Lima.