Geral

Juceal apresenta simplificação do registro de empresas em AL durante congresso em Brasília

28/03/2014
Juceal apresenta simplificação do registro de empresas em AL durante congresso em Brasília

   bd Representando Alagoas, o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, participou nesta quinta-feira (27), do VII Congresso Consad de Gestão Pública, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que aconteceu em Brasília (DF). O gestor apresentou um artigo que contemplou o avanço do registro mercantil no estado, destacando a total implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.
O título do artigo foi “Desburocratizando o registro e a legalização de empresas em Alagoas”, selecionado para o 10º painel do evento, que abordou as experiências de governos no uso de ferramentas digitais para maior participação social, redução da burocracia e prevenção de riscos.
“Em nosso artigo, apresentamos um estudo de caso do avanço do registro empresarial em Alagoas. As ações são reais e, comprovadamente, facilitaram a vida do contribuinte. A implantação da Redesim nos 102 municípios do nosso estado e a integração dos órgãos envolvidos no processo de registro e legalização de empreendimentos é um marco muito importante para os alagoanos. Nós estamos a frente de grandes unidades federativas e precisamos compartilhar a forma que alcançamos este resultado para contribuir com a simplificação em todo Brasil”, declarou José Lages Júnior, presidente da Juceal.
Para Kleber Pereira, assessor especial da Junta Comercial e um dos autores do estudo apresentado, o congresso também serviu para observar outras técnicas usadas para a sustentabilidade de uma gestão. “A ideia do que é sustentável vai bem além do ultimamente correlacionado ao meio ambiente. Sustentabilidade também pode ser vista como uma forma de conservação de execuções que tenham sequência e possam ajudar gerações futuras. E é isso que a Juceal tem feito através de normas e ações, que poderão ser contempladas independentemente da gestão”, frisou.
Foi o segundo momento, em apenas duas semanas, que a Juceal integrou apresentações em congressos, expondo as melhorias feitas nos últimos anos em relação ao registro e legalização de empresas. Semana passada, o presidente do órgão alagoano participou do Corporate Registers Forum 2014 (CRF), onde palestrou na sessão “Relatório sobre a experiência recente de 3 Juntas Comerciais do Brasil”.

 Consad

A sétima edição do Consad aconteceu entre os dias 25 e 27 de março. O evento foi ambientado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital brasileira. Criado por Secretários de Estado de Administração de alguns setores do país, visando à troca de experiências e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública, a edição desse ano foi focada no uso de gestões sustentáveis.
Além da participação da Juceal representando o estado de Alagoas, técnicos da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) estiveram presentes no congresso. Os servidores participaram de capacitações e assistiram a alguns dos 50 painéis ministrados no evento.