Geral

Seminário traz para Alagoas especialistas em energias renováveis

19/03/2014
Seminário traz para Alagoas especialistas em energias renováveis

O seminário internacional RenovEnergia’14, que abordará a energia renovável e a transição energética no Brasil e no mundo, teve início nesta quarta-feira (19), na Federação das Industrias do Estado de Alagoas (Fiea). O evento vai até esta sexta-feira (21) e terminará com uma visita técnica à Ridesa/GranBio, empresa que vai inaugurar a primeira indústria produtora de etanol de segunda geração do hemisfério sul.energia
O encontro é organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Fiea e a Prospectiva 2100, que trouxe seu presidente na França, Lucien Deschamps, para o encontro. A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, enfatiza que, desde 2007, o Governo de Alagoas vem promovendo discussões sobre energia e meio ambiente.
“Recentemente realizamos um ciclo de palestras voltado à biomassa, desta vez, resolvemos ampliar o tema para os outros modelos de geração de energia. Apesar do potencial do Estado ser voltado à biomassa, por meio da cana de açúcar, as outras fontes renováveis também são muito importantes”, destacou Poliana Santana.
A primeira palestra do RenovEnergia’14 foi ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), Luiz Otavio Gomes. Ele apresentou um breve panorama sobre a questão da energia e o desenvolvimento econômico do Estado e também mostrou os diversos modelos de incentivo que Alagoas tem para a implantação de empresas, inclusive para os empreendimentos voltados à geração de energia renovável.
De acordo com o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, o momento para a realização do encontro é bastante oportuno, devido à atual carência energética existente no Brasil. “O evento tinha sido organizado anteriormente e não sabíamos que haveria uma crise energética no país, então vale ressaltar a importância das outras formas de geração alternativas, além do próprio potencial do Estado em produção de energia através da biomassa”, afirma.
Segundo a professora da Ufal e presidente do comitê de organização do evento, Vera Dubeux, o seminário é uma oportunidade de aproximação entre a academia, os empresários e políticos. “Estamos felizes com a oportunidade. No ano passado, por exemplo, a universidade criou o curso de Engenharia em Energia Renováveis, além do mais, o diálogo com a comunidade gera um compartilhamento de informação que enriquece todos os envolvidos” aponta.
Na programação desta quinta-feira (20), que começa às 8h20 e se estende até 18h30, acontecerão mesas redondas, palestras e apresentação de artigos e estudos sobre temas relacionados ao evento.