Geral
IMA e Ministério Público vistoriam áreas de matas ciliares em usinas

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), junto com os promotores Alberto Fonseca e Lavínia Silveira, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), realizam vistoria nesta quarta-feira (19) em áreas de recuperação das matas ciliares das Usinas Caeté, em São Miguel dos Campos, e Terra Nova, em Pilar. A ação faz parte da fiscalização anual realizada após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2009.
O Termo foi firmado entre o IMA, o MPE e o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar) para recuperação de áreas de matas ciliares que haviam sido devastadas por conta do plantio da cana de açúcar. A previsão é que 23 usinas replantem 2.860,16ha em 10 anos, entre 2009 e 2011, foram replantados 453,40ha, sendo que apenas três usinas não haviam apresentado resultados satisfatórios. As áreas recuperadas em 2012 foram vistoriadas em 2013 e aumentaram o número para pouco mais de 600 hectares. Isso significa 25% do previsto.
A substituição das plantas nativas pela cana de açúcar tornou o processo de desmatamento da Mata Atlântica ainda mais intenso. E foi justamente para diminuir os efeitos desse problema que o TAC foi firmado com o compromisso de que as usinas recuperariam parte da mata ciliar, criando assim corredores florestais.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Conheça Alexsandro, zagueiro do Lille que foi catador de latinhas e debuta na seleção
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Gestão frágil de Luísa Duarte, precariedade generalizada e governo sob controle remoto do “imperador”
-
3OBITUÁRIO
Nota de Falecimento em Palmeira dos Índios – José Caetano Filho
-
4TRAGÉDIA
Grave acidente na AL-105 deixa dois mortos na altura de Porto Calvo
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Serra das Pias: Com ação do Ministério Público projeto de modificação no perímetro é apresentado pelo DER