Geral

V Fórum Jarede Viana discute igualdade de direitos para as mulheres

19/03/2014
V Fórum Jarede Viana discute igualdade de direitos para as mulheres

V Forum Jarede068Combater a violência e promover a equidade entre grupos socialmente vulneráveis. Este foi o tema do V Fórum Jarede Viana, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nesta terça-feira (18), no Maceió Mar Hotel e que reuniu 150 participantes.
Durante a abertura do evento, o chefe de gabinete da Sesau, Antônio de Pádua, representando o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, destacou a importância do debate sobre a violência contra a mulher, lembrando que o Brasil possui uma cultura machista e violenta, que precisa ser encarada e combatida pelos órgãos públicos. “A violência afeta a todos, mas é especialmente preocupante entre grupos e etnias vulneráveis, pela falta de acesso a educação, saúde e cidadania”, afirmou o chefe de gabinete.
De acordo com a gerente de Políticas de Equidade da Sesau, Margareth Magalhães, o fórum possui um papel essencial para a sociedade. “As discussões foram concentradas nos desafios encontrados em grupos considerados mais vulneráveis, a exemplo dos indígenas, quilombolas e comunidade gay”, explicou Margareth.
Ela ressaltou que o V Fórum Jarede Viana volta o olhar para segmentos específicos, como mulheres vivendo em situação de extrema pobreza, lésbicas e negras buscando assim incentivar uma política de equidade para que se enfrente a violência, seja ela física, simbólica, subjetiva ou institucional.
Na ocasião, a representante do Conselho Nacional de Saúde e articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas, Verônica Lourenço, lembrou a construção histórica da violência contra a mulher no Brasil, citando que mulheres negras ainda são as principais vítimas da violência no País. Verônica destacou, ainda, que a sociedade brasileira deve atuar para a mudança dessa realidade.
Já a representante da comunidade quilombola Tabacaria, do município de Palmeira dos Índios, Alaíde dos Santos, afirmou que o encontro foi importante para que os membros das comunidades entendam suas histórias, podendo assim construir suas identidades e lutar por seus direitos.
Além das palestras e debates, o fórum também realizou homenagens às mulheres de destaque na luta por equidade de direitos das minorias. Entre as homenageadas está a cacique Maria das Graças Soares, conhecida como cacique Nina, da tribo Katokinn de Pariconha. Nina é a primeira mulher cacique em Alagoas, sendo líder de mais de 300 famílias.
A cacique afirmou que eventos como o V Fórum Jarede Viana são importantes para compartilhar com os participantes os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas e trabalhar em conjunto para a melhoria da realidade em que vivem os primeiros habitantes originais do Brasil.

Biografia – Jarede Viana foi representante ativa na luta pelo direito das mulheres em Alagoas, destacando-se como militante da Ação Popular – organização política de esquerda, ligada a Igreja Católica, onde se engajou na luta contra o regime ditatorial. Como professora, Jarede Viana teve uma carreira de destaque no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de participar da fundação da União das Mulheres de Maceió (UMMA), e de ter sido vereadora de Maceió.
Jarede também se destacou como coordenadora estadual da Marcha Mundial das Mulheres e pelo Trabalho, realizado à frente da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió. A militante morreu em 7 de setembro de 2008, vítima de um câncer no intestino e permanece como um dos maiores ícones na luta contra o preconceito e pela ampliação da justiça social em Alagoas.