Geral
Estudantes alagoanos fundam entidade estadual
Na última sexta (14/02) estudantes de escolas públicas e privadas, em assembleia geral, fundaram a Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA). A entidade irá representar os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular, públicos e privados, do estado de Alagoas.
Os estudantes de varias escolas e cidades do estado se encontraram no auditório do Centro Universitário – CESMAC, depois de debates sobre o movimento estudantil no estado, os alunos aprovaram o estatuto da entidade e elegeram sua primeira direção. Foi também aprovado que a entidade realizará seu primeiro congresso no dia 02 (dois) de maio.
Os estudantes elegeram como primeiro presidente da entidade o estudante de Maceió, Pedro Mendes, segundo ele “a fundação da AESA é fruto da necessidade que os estudantes têm de se organizar em torno de seus interesses”, para ele “o movimento estudantil secundarista no estado precisa se reorganizar, estava sem representação. A inércia por parte das antigas entidades estaduais demonstra isso”.
“A AESA será um instrumento da luta dos estudantes, de coordenação e representação da vontade de toda uma juventude que não se conforma com a situação de descaso do governo estadual com a educação e com o povo” afirma. “Seremos a entidade das salas de aula, dos Grêmios, das ruas e das ocupações de secretaria” completa o estudante Pedro Mendes.
Os estudantes elegeram uma Diretoria com representantes de cinco cidades, sendo o vice-presidente de Arapiraca, o estudante Geirlysson, a maioria da diretoria é formada por alunos de grandes escolas estaduais e do Instituto Federal de Educação (IFAL).
Ao final do evento foi realizada uma convocação para toda juventude lutar contra o aumento da passagem de ônibus em Maceió, para participarem da Jornada de Lutas da Juventude que será realizada no mês de março e para construírem o primeiro congresso da AESA no mês de maio.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios