Geral
Feira dos Municípios reúne potencialidades das 102 cidades alagoanas
Uma excelente oportunidade de conhecer as potencialidades dos 102 municípios alagoanos foi lançada, na última quinta-feira (23), com a abertura da 8º Feira dos Municípios, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso. Este ano, o evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) conta também com o apoio do Governo do Estado e, até o próximo domingo (26), deve gerar muitas oportunidades de negócios para expositores e visitantes.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, salientou a seriedade da medida, e chamou atenção para o momento propício de sua realização. “Nada melhor do que a alta temporada para apresentar ao público o que cada município tem de melhor. Tanto os alagoanos, quanto os turistas que visitam Alagoas, poderão conhecer ou até prospectar investimentos. O importante é que essa possibilidade seja gerada, da melhor forma possível”, declarou.
Nessa edição, o diferencial é que outros eventos acontecem simultaneamente à Feira. O Encontro das Fanfarras; a I Mostra Alagoana de Gastronomia; e o II Congresso dos Municípios Alagoanos, com fóruns de discussões sobre temas variados ligados às gestões dos municípios são alguns dos destaques do que poderá ser visto nesses próximos dias de atividade.
O presidente da AMA e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, garantiu que o desejo de traçar o mapa de Alagoas nas dependências do Centro de Convenções foi alcançado. “Planejamos tudo com muita cautela. Com essa magnitude, um evento como a Feira dos Municípios precisava ter todas as suas potencialidades exploradas. Aqui, todos terão oportunidades iguais, e esperamos que as lideranças de cada região saibam projetá-las de forma eficiente”, declarou.
A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) presta alguns serviços à sociedade, em seu estande na Feira. Além da apresentação de algumas publicações voltadas para a área socioeconômica do Estado, como o Alagoas em Mapas, a Conjuntura Econômica, o Alagoas em Números, entre outras, a Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento da pasta está à disposição do público, para mostrar as utilidades do Portal Alagoas em Dados e Informações em pesquisas acadêmicas, por exemplo.
Os visitantes da Feira poderão também entrar em contato com os diversos projetos que integram o Programa Alagoas Tem Pressa. Uma equipe do Programa foi recrutada especialmente para disponibilizar detalhes dos projetos e ações em cada região do Estado. Artesãos terão ainda a oportunidade de se cadastrarem no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), adquirindo a carteirinha do artesão, exclusivamente emitida pela Seplande em Alagoas.
Em parceria com o Sebrae, a Seplande disponibiliza ainda um espaço para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), separado em dois ambientes. Um lado é a “Mercearia”, onde ficam expostos produtos como mel, sabonetes, peças artesanais, licores, doces, farinha de mandioca, entre outros. Do outro lado, a “Feira Livre”, que conta com itens ‘in natura’ como frutas, verduras e legumes.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca