Geral
Missão entre Quebec e Alagoas está marcada para maio
A primeira missão de 2014 de Quebec à Alagoas já foi fechada. Marcada para maio, este é um dos frutos das negociações das missões ao Canadá, realizadas anteriormente, e marca a continuação da parceria entre Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, e o governo de Quebec, por meio da Valacta. Dessa vez, a missão terá foco na revitalização de toda a cadeia produtiva do leite, com dois aspectos principais a questão nutricional e a qualidade genética.
De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, uma das metas é realizar um monitoramento de todo o trabalho com o leite, desde o manejo do produtor até à indústria. “Queremos desenvolver pesquisas, assistência, criar um centro que possamos analisar todos os aspectos da cadeia produtiva e buscar ações para fortalecê-la. Não existe nenhum controle leiteiro implantado em Alagoas, a não ser os que são feitos pelas próprias indústrias. A ideia é que este controle atinja toda a cadeia produtiva”, destacou o adjunto.
Segundo ele, já foi fechada uma parceria com o governo do Paraná para a compra de taurinos reprodutores para servir aos produtores de Alagoas. “Por causa da seca perdemos alguns animais e com isso diminuiu o número de reprodutores holandeses. Inicialmente, estes tourinhos frutos desta parceria com o Paraná serviria diretamente aos pequenos produtores”, explicou Henrique.
No Nordeste tem se instalado algumas indústrias e a competitividade dos pequenos produtores precisa melhorar para garantir espaço no mercado. Atualmente, duas multinacionais e duas empresas nacionais compram leite de Alagoas e quase 40 pequenas indústrias se sentem ameaçadas. “A ideia é preparar estes pequenos para desenvolverem um trabalho de qualidade e fomentarem à cadeia produtiva, oferecendo um bom produto, uma boa produtividade e tendo com isso, mais espaço no mercado”, finalizou.
Para o diretor técnico de Valacta, centro especialista no setor em Quebec, Humberto Normandes, de agora até maio Alagoas deve fazer um panorama do cenário local da cadeira produtiva para servir de base no workshop que será realizado durante a missão.
“Temos que analisar o que há no cenário de hoje. Mas, uma coisa é certa, a capacitação e o foco na qualidade serão pontos principais para atingir os objetivos”, disse o diretor.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas