Cidades
Corpo de Bombeiros realiza treinamento na Praia de Pajuçara
Quem passou pela orla de Maceió nesta sexta-feira(17) observou um número elevado de bombeiros nas areias. Tratava-se de uma instrução com aproximadamente cem militares que estavam fazendo um treinamento de salvamento aquático na praia da Pajuçara.
Os guarda-vidas do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) realizaram o treinamento com os bombeiros do Grupamento de Incêndio que estão afastados do serviço de praia e que podem ser escalados para a Operação Verão. A iniciativa das instruções faz parte de um plano mensal que deve ser expandido para todas as áreas operacionais.
Para o tenente coronel Ricardo Cruz, comandante do Grupamento de Incêndio, a iniciativa de um treinamento externo é uma motivação a mais para a tropa, além de trazer benefício para a sociedade. “A cidade está lotada de turistas e fizemos essa parceria com o Grupamento de Salvamento Aquático para preparar ainda mais os bombeiros que são de outra área operacional, além de reforçar a Operação Verão já desencadeada pelo Comando”, disse.
A atividade foi dividida em dois momentos: a teórica, com oficinas de salvamento aquático, equipamentos, atendimento pré-hospitalar no afogado e procedimentos operacionais; e a parte prática com simulados entre os bombeiros e civis utilizando flutuadores novos adquiridos pela Corporação.
A iniciativa de treinamento junto à sociedade e a quantidade de bombeiros empregados na operação impressiona. Pelo menos para o casal carioca Lauro Melo e Melissa Gutarra, que visita Maceió pela primeira vez. “A impressão que temos é muito boa. Esse é o nosso segundo dia na cidade e já vimos as praias protegidas pelos bombeiros. Com certeza dá mais segurança ao banhista que não tem muita afinidade com a água”, ressaltou. O casal, que sabe nadar, foi voluntário para participar de um simulado de salvamento com os guarda-vidas.
O próximo treinamento externo será de salvamento em altura ainda sem data e local definidos.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
4FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
5MAIS SEGURANÇA
Após acidente, Paulo Dantas anuncia medidas de segurança na Serra da Barriga, em União dos Palmares