Geral

Policiais militares simulam salvamento de vítimas na Praia de Guaxuma

17/01/2014
Policiais militares simulam salvamento de vítimas na Praia de Guaxuma

Turma é formada por oficiais e praças da PM e um agente penitenciário, sob a coordenação do tenente Salomão

Turma é formada por oficiais e praças da PM e um agente penitenciário, sob a coordenação do tenente Salomão

Na manhã desta quinta-feira (16), cerca de 40 policiais militares participaram de mais uma instrução do Curso Policial de Capacitação Aquática (CPCA). Sob a coordenação do tenente Salomão Ferreira, especialista em capacitação aquática, o curso teve início em dezembro e ocorre todas as terças, quintas e sextas-feiras, pela manhã.
O cenário escolhido para a aula de hoje foi a Praia de Guaxuma, Litoral Norte alagoano, onde a turma, utilizando o uniforme, realizou uma simulação de salvamento de vítimas em alto mar. Antes, na concentração, eles passaram pelo aquecimento e tiveram instruções sobre Primeiros Socorros, que ao lado de Técnicas de Ensino e Noções Básicas de Salvamento, compõem os três módulos teóricos do curso.
Para o coordenador, tenente Salomão, que já trabalha na área de capacitação aquática há 17 anos, o objetivo é formar os policiais militares para que estejam aptos a atuarem em uma situação real de salvamento, bem como para agirem como multiplicadores dentro da instituição.
“Um dos principais aspectos do curso é que ele trabalha, em primeiro lugar, a superação e, depois, o aperfeiçoamento. Muitas pessoas chegaram aqui com pânico de entrar na água e, em cima disso, trabalhamos. Hoje, eles são exemplos. Embora ainda na metade das instruções, já posso garantir que esta turma é considerada vitoriosa”, destacou.
Além de oficiais e praças da PM, o curso também conta com a participação de um agente penitenciário. Com carga horária total de 149 horas/aula, o CPCA possui previsão de término para março. Até a conclusão do curso, a turma terá passado por diversas instruções na piscina, no mar e na lagoa, em diferentes locais.