Cidades
Sesi e Sebrae realizam I Feira Jovem Empreendedor e Mostra de Ideias Sustentáveis
Na última terça-feira, dia 26 de novembro, das 10h às 16h, no Espaço Multieventos do Ginásio do Sesi, localizado no bairro do Trapiche, mais de mil estudantes de 32 turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes participaram da I Feira Jovem Empreendedor e da Mostra de Ideias Sustentáveis.
O evento, aberto à comunidade, deu sequência ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, em Alagoas, é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
“Nossa escola é a primeira a implantar o programa em Alagoas. Estamos extremamente felizes com os resultados apresentados durante a I Feira e a Mostra. Desde o início, tivemos o total envolvimento dos professores, alunos, pais e familiares, gerando um verdadeiro intercâmbio da escola com a comunidade. Hoje estamos realizando uma grande festa de cidadania e criatividade!”, declarou o diretor-geral da Escola Abelardo Lopes, Dilson Costa, durante a abertura oficial do evento.
“Percebemos o quanto os alunos absorveram o espírito empreendedor e como eles são capazes de desenvolver as ideias de forma sustentável, com trabalho em equipe e organização. A escola está de parabéns”, destacou a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo.
“O Sesi realmente vestiu a camisa. Que esse exemplo sirva para sensibilizar outras escolas públicas e privadas a estimularem práticas empreendedoras e sustentáveis”, declarou Isabel Barcellos, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Alagoas.
Na oportunidade, alunos, pais, professores e parceiros também deram depoimentos a respeito da iniciativa: “Como pais, ficamos muito felizes e orgulhosos por nossos filhos estarem participando de um projeto como esse. Agradeço ao Sesi”, destacou Sérgio Peixoto, pai da aluna Rosa Angélica (7º ano). “Eu aprendi bastante sobre empreendedorismo, a reciclar e a transformar o que antes iria para o lixo em fonte de renda”, declarou Elizama Fernandes Santos (7º ano).
Durante o ano, as turmas trabalharam com temas que ajudam a criar e desenvolver noções de plano de negócios, marketing, finanças e vendas. Durante a feira, a produção feita por cada uma das turmas durante as oficinas foi comercializada. Cada turma ficou responsável por um estande.
As oficinas e os módulos são adequados para atender às diferentes idades e níveis escolares, sendo específicas para cada ano escolar. Os temas desenvolvidos são: “O mundo das ervas aromáticas”, “Temperos naturais”, “Oficina de brinquedos ecológicos”, “Locadora de produtos”, “Sabores e cores”, “Ecopapelaria”, “Artesanato sustentável”, “Empreendedorismo social”; e “Novas ideias, grandes negócios”.
O Jepp tem como eixos centrais (que também foram os eixos da feira) o estímulo ao comportamento empreendedor e a orientação para o plano de negócios. Ambos os eixos são trabalhados na abordagem de quatro temas: cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
O evento também contou com a participação de diversos parceiros, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e Escola Ebep Sesi/Senai.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
4ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
5STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe