Cidades
Agricultores familiares de Limoeiro de Anadia recebem orientação para melhorar produção
Agricultores familiares de Limoeiro de Anadia incluídos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estão sendo orientados por consultores do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) sobre como melhorar a produção.
A iniciativa é fruto da parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae/AL, e tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos produzidos, evitando perdas e desperdício. Parte da produção dos agricultores incluídos no PAA é destinada às escolas da rede municipal, creches, hospitais e programas sociais mantidos pelo município. Os agricultores vendem diretamente para a Prefeitura, livre de atravessadores, e com preços mais competitivos.
Até dezembro, os engenheiros agrônomos Thelmo Morais e Marcondes Nicácio farão vistorias em 37 propriedades rurais para avaliar as técnicas usadas pelos agricultores e repassar informações tecnológicas visando corrigir possível falhas de manejo. A ação foi iniciada em julho deste ano em 17 propriedades.
No dia 21 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Limoeiro de Anadia, os agricultores se reuniram com Rúbia Solange Barbalho, analista de Agronegócios e gestora das ações do Sebrae/AL no Arranjo Produtivo Local (APL) da Horticultura do Agreste, para definir o cronograma de acompanhamento dos produtores.
Segundo o engenheiro agrônomo Thelmo Morais, um dos maiores problemas enfrentados é o manejo incorreto no campo, que vai desde o uso inadequado de agrotóxicos, o preparo do solo, a escolha do tipo de alimento a ser plantado até a colheita.
“Nossa missão aqui em Limoeiro de Anadia é fazer com que esses pequenos produtores tenham acesso a informações para que passem a produzir alimentos com qualidade e quantidade satisfatórias”, afirmou o consultor do Sebrae/AL.
Nas visitas às propriedades, o engenheiro agrônomo repassará orientação sobre técnicas de preparo do solo, plantio, controle de pragas, manuseio de agrotóxicos, quantidade e qualidade da água usada para irrigação, entre outras informações que minimizem os prejuízos no campo e aumentem a produção.
Segundo Thelmo Morais, a ideia é que os agricultores passem a utilizar o adubo orgânico em suas plantações e reduzam ao máximo o uso de agrotóxicos. “Os benefícios são enormes não só para o produtor, mas, também, para a saúde do consumidor. Além de diminuir os custos, irão produzir alimentos mais saudáveis”, disse.
Ao término das inspeções será realizado um dia de campo com os agricultores para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
5STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe