Cidades
Dia do ALI é comemorado em Alagoas
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Alagoas é referência nacional em atendimento a empresas de pequeno porte. Em seu primeiro ciclo, levou orientação empresarial de porta em porta para mais de mil empresas no Estado. Nessa segunda etapa, já percorreu cinco cidades do interior, mais a capital. E para celebrar o sucesso do programa, foi criado o Dia do ALI.
Com o objetivo de integrar os empresários, nesta sexta-feira (18), foi realizada uma solenidade que também reuniu os agentes e a equipe do Sebrae Alagoas. Motivados pela proposta da data comemorativa, foi uma oportunidade para atualizar o conhecimento do público e discutir ideias para potencializar as estratégias empresariais, com foco na inovação.
“Parabenizo a todos que ajudam a construir esse programa inovador, em que o Sebrae vai à casa do empresário. É uma ferramenta que, sem dúvida, auxilia centenas de empresas e oferece condições elementares para que sobrevivam num mercado competitivo”, declara Roberval Cabral, superintendente em exercício do Sebrae Alagoas.
A programação do Dia do ALI contou com a apresentação teatral “ALI nas empresas”. Em seguida, o público participou de um talk show com situações peculiares do programa, e da palestra “Inovação Aplicada aos Pequenos Negócios”, com Marta Terenzo, diretora da Inova 360°, consultoria especializada em inovação e marketing.
Para a palestrante, é muito interessante ver a disseminação da cultura de inovação como uma prática diária.
“A ideia é que se perceba a importância da inovação para a melhoria do seu negócio. É preciso conhecer e entender de inovação, mas também, ter a cabeça aberta para ser capacitado, aprender e ter a atitude de mudar”, acrescenta Marta Terenzo.
Inovação na prática
No Programa ALI, os 20 agentes capacitados atendem 50 empresas, cada um, durante dois anos. Eles oferecem consultoria especializada, gratuita e contínua, de forma proativa. O grupo busca empresários interessados, indo de região em região, sugerindo esse atendimento.
“Primeiramente, tentamos sensibilizar o empresário. Caso ele aceite, damos início ao diagnóstico, de acordo com as necessidades da empresa. Com isso, elaboramos um plano de ação que busca e oferece soluções, e a partir daí, vamos acompanhando o cliente até o término do ciclo”, explica a agente local de inovação, Tissiana Sousa, que trabalha com o setor de indústria na região de Maceió.
O empresário Emerson Walter de Oliveira, proprietário de uma academia na Praia do Francês, considera que a maior ajuda do programa veio na parte organizacional da empresa, na gestão interna. Segundo ele, agora com o negócio organizado, o foco da consultoria será as áreas que têm mais potencial de crescimento.
Esse segundo ciclo deverá ser finalizado em maio de 2015. As empresas participantes do ALI recebem benefícios, como desconto de até 90% nas consultorias tecnológicas do Sebrae, como o Sebraetec; possibilidade de outras parcerias empresariais; palestras gratuitas; além de descontos de 30% nos cursos do Senac e outros parceiros.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4UNIÃO DOS PALMARES
Capotamento de ônibus na Serra da Barriga deixa cerca de 40 feridos
-
5MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda