Geral
Hemoal está com apenas 37% do estoque de sangue mínimo
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltou a registrar uma situação crítica quanto ao estoque de sangue. A unidade está com apenas 37% do estoque mínimo necessário, já que até às 12 horas desta sexta-feira (11), possuía apenas 112 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300.
Para se ter ideia da situação preocupante que o Hemoal está vivenciando, o estoque não possui nenhuma bolsa das tipagens O, AB, B e A negativas. De acordo com a diretora do órgão, Verônica Guedes, a carência de sangue pode levar ao cancelamento das cirurgias eletivas e pode comprometer o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito e feridas por arma branca de fogo.
“Caso 3% dos alagoanos doassem sangue regularmente, não passaríamos por situações dessa natureza, segundo atesta o Ministério da Saúde. Mas como apenas 2% dos alagoanos com idade entre 16 e 67 anos são doadores fidelizados, fatalmente, ocorrem períodos mais críticos, onde temos que voltar a apelar pela solidariedade da população”, salienta Verônica Guedes.
Onde doar sangue
As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados. Vale lembrar que neste sábado (12) será feriado da Padroeira do Brasil e a unidade não estará aberta para doações.
Também é possível se candidatar à doação na unidade Farol do Hemoal, localizada no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.
Critérios para doação
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal” href=”http://www.saude.al.gov.br/hemoal” target=”_blank”>www.saude.al.gov.br/hemoal.
Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ser portador de doença de Chagas, Aids e sífilis, além de ter sido vítima de hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3NO BOLSO DA PREFEITA
Câmara de Palmeira dos Índios rejeita requerimentos de fiscalização e escancara o acordão político com prefeitura
-
4DECISÃO MANTIDA
Tribunal de Justiça de Alagoas nega pedido da Câmara de Rio Largo e mantém prefeito e vice no cargo
-
5ASSASSINATO
Dono de pousada é assassinado em São Miguel dos Campos; PC descarta latrocínio