Cidades
Maceió: Comdec e SMTT participam de simulação de acidente
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participaram, na manhã desta quinta-feira (26), da simulação de ordenamento, socorro, pronto atendimento e controle de situação emergencial de acidente da Brasil Gás. O treinamento teve como objetivo preparar uma situação em que houvesse acidente com gás liquefeito de petróleo (GLP) e aconteceu na sede da empresa localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro.
No local, foram realizados a evacuação dos funcionários da empresa, atendimento de acidentados, resfriamento de tanques de armazenamento e controle de chamas. A sirene identificava que estavam sendo montadas situações de acidente para preparar os trabalhadores e moradores da região em um raio de 1,1 km, abrangendo 10 residenciais e loteamentos vizinhos.
Além da Comdec e da SMTT, o Serviço Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da ação. Agentes da SMTT e PRF e policiais do BPTran ficaram responsáveis pelo controle do fluxo do trânsito no horário do treinamento, que teve duração de 30 minutos. Ao todo, quatro pontos foram bloqueados para a interdição total da via nos dois sentidos.
“A Defesa Civil municipal contribuiu para organizar e preparar a retirada de moradores para locais seguros. Em casos reais, são acionados órgãos da prefeitura para prestar assistência social e também auxílio aos líderes dos núcleos comunitários de defesa civil (Nudecs)”, disse Arthur Galdino, coordenador de operações da Comdec
Segundo informou um dos consultores do Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL) da Brasil Gás, Antônio Santos, a iniciativa faz parte do Plano de Atendimento a Situações de Emergência (PASE), que tem como objetivo preparar e instruir moradores e funcionários. “O simulado acontece periodicamente em regime integral para orientar todos os órgãos envolvidos em uma situação real”, disse.
De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Ricardo Cruz, carros equipados da brigada de incêndio e unidades da Samu participaram da ação, em conjunto com a equipe de prevenção de acidentes da empresa. “Simulações são essenciais preparar todas as equipes para uma situação crítica e real”, destacou.
Ainda segundo o tenente, durante a operação foi montando um posto de comando na sede da PRF para coordenar todas as ações. Cruz esclareceu que a Samu participou com três ambulâncias: duas do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Estiveram envolvidos 12 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
Mais lidas
-
1GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
2MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
3TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
4ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
5UNIÃO DOS PALMARES
Capotamento de ônibus na Serra da Barriga deixa cerca de 40 feridos