Cidades
Empresários alagoanos conhecem linha de crédito para laticínios
Dando continuidade às atividades da parceria entre a Desenvolve – Agência de Fomento e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), empresários alagoanos estiveram reunidos, nesta quarta-feira (18), com representantes das duas instituições para conhecer as especificidades da linha de crédito que vai atender às demandas dos laticínios inseridos no Programa do Leite.
A nova linha de crédito da Desenvolve vai beneficiar 12 pequenos laticínios ligados à CPLA e inseridos no Programa do Leite. Os interessados poderão solicitar um financiamento na instituição de até R$ 170 mil com taxa de 1,6% ao mês e prazo para pagamento de 45 dias.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, com essa ação a instituição está reforçando o seu trabalho voltado para o fortalecimento e estruturação das cadeias produtivas de Alagoas. “Este é um dos principais objetivos da Desenvolve que, através do grande incentivo do Governo de Alagoas, através do secretário de Planejamento, Luiz Otavio Gomes, vem ganhando mais força e aumentando o seu leque de serviços”, destacou o diretor.
“Esta linha é de crédito rápido, pois a operação é de liquidação baixa, visando a criação de um fundo rotativo que vai beneficiar os investimentos nos laticínios entre os pagamentos do programa do leite”, explicou Fábio.
Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a formalização desta nova linha de crédito, representa um pontapé inicial no processo de reestruturação da bacia leiteira do Estado. “Esta ação da Desenvolve vai agregar valor à cooperativa, uma vez que está abrindo caminho e solucionando um dos grandes gargalos – o acesso ao crédito”, destacou.
O empresário Everaldo Alves, do laticínio Easa, em Major Isidoro, disse que a linha de crédito apareceu em boa hora. “Estaremos proporcionando um aumento da produção, o que vai beneficiar a melhoria do atendimento das demandas. Além disso, financeiramente, é uma vantagem para os nossos negócios, que estarão recebendo investimentos de fácil acesso e com poucos juros”, enfatizou.
De acordo com o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, a linha de crédito da Agência de Fomento de Alagoas tem como diferencial o fácil acesso. “Nossas operações são todas acompanhadas, o que vem garantindo o desenvolvimento sustentável dos nossos clientes”, assegurou o diretor.
A Desenvolve e a CPLA formalizaram também uma outra linha de crédito que está voltada para o financiamento de pequenos pecuaristas. Com isso, serão beneficiados mais de dois mil produtores de todos os municípios alagoanos. O limite de retirada é de até R$ 15 mil com uma taxa de juros de 1% ao mês e pagamento em até 24 vezes.
Programa do Leite
O Programa do Leite em Alagoas ajuda atualmente 80 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, com a doação de um litro de leite diariamente a cada uma delas.
Além do caráter assistencial, a iniciativa ainda garante renda estável e maior formalização da agricultura familiar ao comprar o leite dos pequenos produtores – os quais se organizam em associações e cooperativas na busca por assistência técnica e melhor qualidade do produto. No caso da CPLA, são quase três mil produtores beneficiados e com seu leite valorizado no mercado.
Em Alagoas, a CPLA é uma das principais entidades intermediadoras do acesso do pequeno produtor às políticas públicas do Programa do Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
A Desenvolve é uma instituição financeira ligada ao Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
2TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
3ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
4TEMPORADA 2025
CBF divulga jogos de ASA e CSA para a primeira fase da Pré-Copa do Nordeste
-
5MARECHAL DEODORO
Exame de DNA confirma: corpo encontrado carbonizado é de líder comunitário desaparecido