Geral
Programa da Reconstrução entrega moradias em União dos Palmares
Famílias afetadas pelas enchentes do Rio Mundaú, em Uniãodos Palmares, receberam suas casas na manhã desta terça-feira (7). Ovice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô,fez a entrega simbólica das chaves de 385 unidades habitacionais do ResidencialNewton Pereira Gonçalves, localizado no município.
Estou muito satisfeito. As casas já se transformaram emlares. Aqui neste conjunto, já podemos ver lan houses e antenas de televisão. Oconjunto está se transformando naquilo que ele deve ser: uma moradia, comcondições de habitabilidade, retomando a dignidade na vida dessas pessoas,declarou Nonô.
Após reuniões com representantes nacionais da CaixaEconômica Federal, a instituição sinalizou positivamente para a soluçãosugerida pelo Governo do Estado de posse precária das casas enquanto éresolvida a questão dos registros e contratos. Isso irá agilizar o processo daentrega de cerca de duas mil moradias do Programa da Reconstrução, que estão emfase de conclusão.
Em alguns conjuntos, falta a infraestrutura, mas todos osenvolvidos neste processo estão acelerando o ritmo. A Caixa Econômica tambémestá agilizando o processo das tramitações contratuais. Com as casas emcondições de habitabilidade, iremos entregá-las aos moradores, que irãoaguardar a conclusão dos processos, disse o vice-governador.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman,ressaltou o trabalho do Governo do Estado para concluir o Programa daReconstrução e isentar os moradores do pagamento das unidades habitacionaisconstruídas pelo Minha Casa, Minha Vida.
Sei o drama que todos vocês passaram com as enchentes e mesinto muito feliz hoje, pois damos mais um passo para resolver de formadefinitiva essa situação. Vocês estão recebendo casas novas, com toda ainfraestrutura necessária. Por isso, cuidem bem delas, não vendam os imóveis,não passem adiante. O Governo está feliz por restituir o principal patrimônioque vocês perderam, disse.
De acordo com o prefeito Areski Freitas, a populaçãopalmarina estava ansiosa para receber suas casas. Em nenhuma outra enchenteaconteceu este ato de entrega de casas em conjuntos com iluminação, água eenergia. O recomeço da entrega das casas de forma parcial foi muito esperadopor nós.
Uma das primeiras moradoras a receber a chave da nova casafoi Aérica Patrícia Severo da Silva, de 25 anos. Emocionada, ela comemorou onovo imóvel, onde vai morar com o marido e os dois filhos Eu tive que correrda cheia e os meus vizinhos ajudaram. Como não tenho dinheiro pra pagaraluguel, acabei voltando pra lá. Agora, estou muito feliz porque vou sair dabeira do rio. Quando chover, não vou mais ter medo nem ficar preocupada com oque pode acontecer, relatou a dona de casa.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal,Hérbert Buenos Aires, destacou a parceria entre os governos federal, estadual emunicipal, que tem acelerado o ritmo das obras. Segundo o superintendenteregional, na próxima sexta-feira (10), será entregue, em Rio Largo, o conjuntoJosé Carlos Pierucceti, com 215 casas e toda infraestrutura completa.
"Estamos no momento de entregas. A partir de agora,vamos fazer um cronograma para irmos entregando parcialmente estas unidadeshabitacionais com água, energia e tratamento de esgoto, afirmou.
Com as entregas desta terça, o Residencial Newton Pereiratem 750 famílias morando em suas novas casas, todas entregues gratuitamente.Até o momento, foram entregues 1.760 unidades habitacionais do Programa daReconstrução. No total, 15.387 casas estão sendo construídas e, com o avançodas obras, a expectativa do Governo é entregar mais de 10 mil casas até o finaldo ano.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
2OBITUÁRIO
Cardiologista alagoano morre em acidente com jet ski na orla de Aracaju
-
3FUTEBOL
Após título da Copa Alagoas, CSE volta a campo nesta quarta-feira contra o CSA pela seletiva da Copa do Brasil; vaga pode render R$ 1 milhão ao clube
-
4FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
5FORÇAS ARMADAS
Apesar da pressão norte-americana, houthis do Iêmen atacam o aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv