Geral

PC prende acusado de estuprar cinco mulheres em Maceió

01/08/2012
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a realização do Censo Escolar 2012 até o próximo domingo (5). As escolas da rede pública estadual devem acessar o site http://educacenso.inep.gov.br e informar o número de alunos que estão matriculados e frequentando a Educação Básica.

A prorrogação da data foi uma solicitação de estados que não conseguiram cumprir o prazo estabelecido anteriormente pelo MEC, que seria até esta terça-feira (31).
Conforme o diretor de apoio à gestão escolar da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), Artur Ferreira, todas as escolas estaduais devem realizar o Censo Escolar, inclusive as 52 escolas que, devido às reformas emergenciais, não tinham iniciado o ano letivo 2012 até o dia 31 de maio. “Estas 52 escolas devem informar ao Censo apenas o número de alunos que estão matriculados. Os dados referentes à frequência destes alunos podem ser confirmados até 30 dias após a divulgação dos dados preliminares do Censo Escolar 2012 no Diário Oficial da União, que deve acontecer até o final de agosto e início de setembro”, explica Artur.

O diretor da SEE informa ainda que as 52 instituições de ensino não serão prejudicadas e terão o repasse garantido dos recursos que estão vinculados ao levantamento do Censo Escolar.

Já as escolas que ainda se encontram no ano letivo 2011 deverão responder ao Censo regularmente, com base no referido ano letivo. Quem está realizando dois anos letivos simultâneos (2011 e 2012) deverá preencher todos os dados referentes aos dois anos, informando como data de início a do ano letivo 2011 e como término a última data prevista para o ano letivo 2012.

Sageal

Vinte e sete escolas da rede pública estadual de Maceió já realizaram o Censo por meio do Sistema de Gestão Escolar (Sageal). O sistema, implantado pela SEE, realiza a migração de dados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) de forma automática.

“Essas escolas serviram como piloto para a matrícula por meio do Sageal. A partir do próximo ano, todas as escolas da rede pública estadual da capital e do interior deverão utilizar o Sageal para a realização do Censo”, informa Artur Ferreira.

O Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento para o cálculo do financiamento educacional. É por meio dele que é calculado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende a toda a Educação Básica, da creche ao Ensino Médio.

Para mais informações sobre a realização do Censo, as escolas podem entrar em contato com a SEE pelos telefones (82) 3315-1264 e 3315-14265.