Geral

Grupo de mulheres alagoanas melhora de vida através da produção artesanal

31/07/2012

m julho de 2006, um grupo de 20 mulheres do Sertão de Alagoas, na cidade de Maravilha, sentiu a necessidade de complementar a renda mensal de suas famílias. Aproveitando o potencial de produção de leite da cidade, as empreendedoras reuniram-se e começaram a produzir sabonetes artesanais à base de leite de cabra. Hoje, a Natucapri é referência no estado em qualidade e inovação nos produtos.

No ano passado, decidiram se formalizar como uma cooperativa para poderem alcançar a independência comercial. Além de atenderem ao mercado local, já buscam vender seus produtos para outros estados, e participam de eventos nacionais e internacionais que ampliam suas vias de comercialização. Atualmente, a Natucapri possui uma linha com oito tipos de sabonetes, que podem ser medicinais ou aromáticos.

De acordo com Carlos Henrique Soares, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Alagoas, a instituição tem desenvolvido algumas atividades com a cooperativa para orientá-la quanto à ampliação de mercado, reestruturação da marca e gerenciamento das vendas. A consultoria “Ampliação do Mercado”, uma solução do Projeto Comércio Brasil, e a de “Controle Gerencial” foram as duas que mais surtiram efeito na empresa.

”Essas duas consultorias, principalmente, ensinaram o grupo que está à frente da Natucapri a importância de crescer, de expandir as possibilidades de mercado e de comercializar com outros lugares, além de gerenciar a cooperativa como um verdadeiro negócio, que visa lucros, assim como uma micro empresa”, destaca Henrique.

Segundo Adria Felix, presidente da cooperativa, o leite de cabra possui um ph bastante semelhante ao da pele humana, o que o torna os sabonetes produzidos um excelente hidratante, com propriedades rejuvenescedoras e calmantes.

“Foi uma ideia diferente que tivemos, pois ainda não conhecíamos produtos, como o sabonete, feitos do leite da cabra. Eles são excelentes, e quem compra sempre volta. Queremos agora expandir nossas vendas para nos tornamos referência nacional”, declara Adria.

Sabonetes

O processo de produção começa com a limpeza e a sanitização do ambiente onde serão produzidos os sabonetes, que é a sede da Cooperativa Natucapri, no município de Maravilha. O leite que serve como matéria prima é trazido por um agricultor local, que já o trata, deixando-o mais puro.

Ao chegar à sede, o leite é cozido e misturado à glicerina, às ervas, ao mel, ao lauril e, por fim, à essência. Em seguida, é colocado na forma, e, quando estiver seco, é retirado e colocado em uma embalagem para ser levado à comercialização.

Por se tratar de uma produção totalmente artesanal, os produtos Natucapri destacam-se pela composição de dois elementos fundamentais e disponíveis na natureza: as proteínas naturais do leite de cabra e o aroma das ervas, que são cultivas pelas próprias produtoras.

Os sabonetes ajudam, ainda, a clarear e suavizar a pele. A linha medicinal é formada pelos aromas de aroeira, babosa e juá, que servem para auxiliar no tratamento de problemas de pele. Os aromáticos, que servem de neutralizantes e hidratantes, podem ser de maracujá, canela, erva-doce, aveia e mel ou camomila. Além dos sabonetes, a Natucapri também desenvolve as esponjas naturais para banho, que são extraídas de uma planta típica da região.

Para saber mais sobre a cooperativa ou para adquirir seus produtos, basta entrar em contato com suas representantes pelo número (82) 3625-1422 ou através do e-mail [email protected].