Geral

Operação Clone: PC apresenta um dos líderes do grupo

24/07/2012

A Polícia Civil de Alagoas divulgou, na tarde desta segunda-feira (23), o nome de um dos líderes do grupo preso durante a Operação Clone desencadeada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público Estadual (MPE).

Edson Ferreira Teixeira, 41, conhecido como Nêgo Edson, foi conduzido à sede do MPE, pela equipe da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN). Ele foi preso em São Miguel dos Campos. Segundo o delegado Jobson Cabral, Edson é envolvido além de fraudes bancárias, com roubos a banco e veículos.

Durante entrevista coletiva concedida a imprensa, foram apresentados vários equipamentos eletrônicos usados pelo grupo na clonagem de cartões, tais como computadores, cheques, maquinetas de débito, 28 cartões em branco e R$ 35.870.

Na ocasião, o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça explicou que a quadrilha possui quatro formas de agir, podendo ser através da compra de dados no valor de R$100 ou na utilização de um vírus que capta as informações das vítimas pela internet.

A operação contou com a parceria do Gecoc, PC e Polícia Militar, que cumpriram 24 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão, expedidos pela 17ª Vara. Dezenove pessoas estão presas. Onze carros, dois jet-skis e uma moto também foram apreendidos. Calcula-se que os prejuízos possam chegar a mais de 1milhão.

O delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira esteve presente, juntamente com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), Carlos Reis, na coletiva. Na oportunidade, ele disse que o êxito da operação se deve a parceria entre o MPE e as polícias. “Esta operação será a primeira de muitas outras que estão por vir em combate à criminalidade em Alagoas, a PC, PM e MPE estarão juntas e atuantes”, concluiu.