Geral
Feira da Fumageira revitalizada é inaugurada em Arapiraca
CARLOS ALBERTO JR.
Editor de Conteúdo
A agora batizada Praça Eloísio Barbosa Lopes, conhecida por abrigar a tradicional Feira da Fumageira, localizada no bairro Primavera, em Arapiraca, foi finalmente inaugurada na noite desta quinta-feira (19), após alguns anos em construção e reforma que pareceu interminável para os moradores e para os comerciantes do local.
A reforma foi viabilizada com recursos próprios do município. O terreno foi oficialmente adquirido pela prefeitura local apenas no ano 2004, mas há mais de 30 anos abriga a feira.
Segundo o prefeito Luciano Barbosa, o local, que antes era insalubre e vivia dias difíceis abrigando, inclusive, prostíbulos e drogados em sua redondeza passa a ter uma estrutura mais digna para a população. É importante a população lembrar o que era antes para que não destruirmos essa praça. A partir de hoje, a população ficará também responsável em manter esta praça do jeito que ela está, frisou.
Ainda de acordo com o prefeito, o bairro foi beneficiado. A maioria das ruas do bairro Primavera estão calçadas. Estamos terminando o calçamento das que ainda faltam ainda este ano, prometeu Luciano.
A comerciante Gislaine Mendes de Almeida representou os comerciantes da feira livre e agradeceu a prefeitura pelo presente. Agora estamos com este novo local de trabalho. Agradeço em nome dos demais comerciantes e da população do bairro, disse.
O aposentado José Elias de Lima, morador do bairro há mais de 20 anos, disse esperar que a revitalização traga, de fato, melhorias para o local. "Antes isso aqui era um depósito de lixo, já que a prefeitura não recolhia o lixo com regularidade. Sem contar as prostitutas e os drogados que praticamente moravam aqui", ponderou.
HOMENAGEM
A praça passou a receber o nome do empresário Eloísio Barbosa Lopes, proprietário do terreno. Ele foi uma dos primeiros empreendedores da cidade, responsável pela exportação do fumo produzido em Arapiraca para outros países. Foi a partir da Fumageira Lopes que o bairro Primavera surgiu e a feira foi criada para atender à procura da população.
Desde a criação da feira livre acontece a comercialização de frutas, verduras, legumes e cereais. Com a revitalização, o local passa a ter 80 boxes padronizados, área de playground para as crianças, áreas verdes com carramanchões, grande pátio de alimentação contendo duas lanchonetes e espaço acessível para os portadores de necessidades especiais.
Familiares e a viúva de Eloísio Lopes, Maria Aparecida Porto Lopes, compareceram à cerimônia de inauguração, além de secretários municipais e população em geral.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios