Geral

Iteral entregará 2.300 títulos de terras nas regiões sertaneja e fumageira.

17/07/2012

 O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) entregará, nos próximos dois meses, 2.300 títulos de terras a pequenos agricultores das regiões sertaneja e fumageira do Estado.

As terras ficam nos municípios de Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha, Água Branca e Olho D’Água do Casado, no Sertão; e Craíbas, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Feira Grande e Taquarana, no Agreste.

O cronograma de visitas técnicas teve início nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 6 de setembro.

Segundo o chefe de Núcleo do Iteral de Arapiraca, José Washington Peroba, a entrega dos títulos de terras é a ultima etapa de um trabalho que se iniciou bem antes, com visitas técnicas aos imóveis rurais. O objetivo das visitas é fazer vistorias para a confirmação das áreas demarcadas e dos moradores das propriedades ocupadas.

“O processo de vistoria é rápido. Em cerca de 20 minutos é finalizado, pois houve uma vistoria no período discriminatório, e agora só precisamos averiguar se a terra continua em posse do mesmo proprietário”, esclareceu o chefe de núcleo de Arapiraca.

Durante esses dois meses, sete equipes, compostas por dois técnicos cada, estão encarregadas de fazer a vistoria de 7.141 propriedades no Estado.

Fazem parte das equipes da região fumageira os técnicos José Washington Peroba da Silva, Cláudio Vieira Chaves, Gilmar Salustiano Santos, Cláudio Barbosa Guimarães Silva, Cícero Soares da Silva, José Elísio Tomé dos Santos, Francisco de Assis Bezerra e Angelo Giuseppe Dias Lima.

Já da região do Sertão, as equipes são compostas pelos técnicos Jair Aparecido da Cunha, José Urias Filho, Hugo Cajé Torres, José Jomar de Andrade, José Antelmo Alves e Cleverton Marinho Barros.

Para que a tarefa seja cumprida com mais eficácia, além de ter o total comprometimento dos técnicos envolvidos, o Iteral firmou parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, os Sindicatos ds Trabalhadores Rurais e Associações Comunitárias.