Geral

Prefeito de Palmeira dos Índios muda de nome e esquece de se filiar a partido

16/07/2012

O prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PSDB) – candidato à reeleição-, sofreu um pedido de impugnação movido pela Coligação “Frente de Oposição da Competência e Honestidade” que impetrou o pedido no último sábado (14) junto ao cartório da 10ª Zona Eleitoral. Segundo a ação, o Chefe do Executivo não possui uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já declarou a ausência de filiação partidária do mesmo.


O fato por si só, poderia ser apenas um erro material ou apenas no sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral, o que seria irrelevante, contudo descobriu-se o real motivo da ausência de filiação do prefeito de Palmeira dos Índios no cadastro do TSE, o Filiaweb.


Mudança de nome


Em 2010, o prefeito de Palmeira dos Índios conhecido por James Ribeiro ingressou com uma ação na Justiça alagoana para acrescentar ao seu nome, o sobrenome “Ribeiro”, já que se chamava originariamente James Sampaio Calado Monteiro.


Ao ter referendado o seu pleito na Justiça, James teria que modificar todos os seus documentos de identidade, como RG, CPF, Título de eleitor, CNH, entre outros, inclusive a filiação partidária, do qual é imprescindível para qualquer cidadão se candidatar a um cargo eletivo.


Ao receber da Justiça a autorização para ter um “novo nome”, James, não procedeu com sua filiação partidária em tempo hábil, o que poderá lhe custar a impossibilidade de disputar o pleito de outubro.


Um jurista – consultado pelo Portal Tribuna do Agreste – que não quis se identificar, afirmou que o cidadão, ao ter a autorização para registrar um novo nome, ele “nasce de novo e precisa ter nova identificação”, o que não ocorreu com James Ribeiro, explicou.