Geral

Raimundo Marinho

13/07/2012

O nome de Raimundo Marinho identifica-se com as gloriosas tradições da cidade de Penedo.

Aparentemente frágil, agigantava-se em defesa dos interesses maiores de sua terra e de sua gente. Sua vida se projetou como um grande exemplo para as novas gerações.
Sua força de vontade, aliada à generosidade de alguns amigos, levou-o a Salvador, onde, na Universidade Federal da Bahia, formou-se em Odontologia.
O título, conquistado na tradicional Universidade, não mudou sua personalidade. Pelo contrário, continuou o mesmo homem, cujas virtudes se estampavam até em seu jeito cativante de atender a ricos e pobres com a mesma humildade, com o mesmo calor humano que o tornaram uma das pessoas mais queridas de Penedo. Foi um verdadeiro asceta a caminho da mística, naquele esforço contínuo de ser melhor hoje do que ontem.
Profissional de Odontologia, ainda lhe sobrava tempo para ensinar no Colégio Comendador José Peixoto e na Escola Técnica de Comércio. Fundou a Faculdade de Formação de Professores.
Os penedenses lhes conferiram mandato de vereador e, três vezes, de Prefeito. Nada se realizou, de positivo,naquele município, durante várias décadas, que não tivesse a participação total de Raimundo Marinho.
Política, para ele, era um verdadeiro sacerdócio. Pensava apenas em servir, nunca em servir-se. Jamais alguém o procurou que não encontrasse um ponto de apoio, uma palavra de conforto, um gesto de solidariedade. Era, essencialmente, um homem bom. Um amigo em quem podíamos confiar.
Imortalizado na memória de seus conterrâneos, se eterniza também na vida dos filhos que lhe seguem os passos na competência e no idealismo. James, o médico, transforma a profissão numa oportunidade para melhor ser útil. Lysia, a continuadora da obra paterna, dedica-se à Educação, através da crescente Faculdade que criou – a FRM – e à preservação do rico passado histórico de Penedo. Preside a Fundação do Baixo São Francisco, criada pelo inesquecível genitor, cujo nome, num ato de justiça, hoje se agrega ao da Instituição, responsável pelo incentivo à cultura como recentemente demonstrado na restauração do Museu Imperial, guardião de rico acervo e de lembranças imemoriais para todos que enxergam no passado um