Geral
Ministra diz que não vai tolerar conotação política na questão do estaleiro em Alagoas
O senador Renan Calheiros (PMDB) anunciou, nesta quinta-feira, 12, logo depois do encerramento da reunião da bancada alagoana com a ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira, que o governo federa fixou o prazo aproximado de 30 dias para fazer uma reavaliação conjunta ministério, Ibama e o governo do Estado sobre o projeto do estaleiro alagoano. Mas o mais importante para o senador foi o compromisso assumido pela ministra de que não vai tolerar conotação política na avaliação do Ibama.
A ministra foi categórica ao dizer que não tem nada fechado contra o estaleiro de Alagoas, ou seja, ela quer debater com os empresários ponto por ponto do relatório do Ibama, que não vai tolerar nenhuma conotação política no parecer técnico e até condenou o relatório inicial que tratava da favelização em Coruripe, disse Renan. Outro ponto destacado pelo senador na reunião com a ministra Izabella Teixeira foi de que ela garantiu que ainda há condições de salvar o investimento, ou seja, o projeto do estaleiro.
Nós vamos aguardar esse prazo e estaremos atentos para que Alagoas não perca esse investimento, que é de fundamental importância para o Estado, completou o senador. Renan também ressaltou a unidade representada pela bancada federal de Alagoas que, desde o início do projeto de instalação do estaleiro, sempre esteve a postos para apoiar o projeto. Além de Renan, participaram da audiência os senadores Benedito de Lira (PP) e Fernando Collor (PTB); os deputados federais Arthur Lyra (PP); Maurício Quintella (PR); João Caldas (PSDB) e Joaquim Beltrão (PMDB).
Também acompanharam a reunião os deputados estaduais Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN), além do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Para o governador, a reunião foi muito boa porque o assunto não foi encerrado. Teotonio disse ainda que o olhar técnico da ministra vai conduzir o processo com o seu pessoal do ministério do Meio Ambiente, do Ibama e com o governo estadual, visando à solução do problema.
Para o líder do PMDB no Senado, a reunião foi produtiva, uma vez que o Ibama vai reavaliar sua posição. Alagoas tem necessidades de investimentos e toda a sociedade aguarda um desfecho favorável; não podemos permitir que Alagoas não esteja inserida no atual ciclo de investimentos vividos pelo Brasil, concluiu Renan.
Legenda: Bancada alagoana, liderada pelo senador Renan, discute a questão do estaleiro com a ministra Izabella Teixeira
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas