Geral
Belo Monte, Mata Grande e Pão de Açúcar lançam chamada pública para alimentação escolar
Agricultores familiares interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar de Belo Monte, Mata Grande e Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, têm até o dia 26 de julho para apresentar a documentação e o Projeto de Venda.
Nos três municípios, os documentos serão recebidos na sede das Secretarias Municipais de Educação, até às 13h. Além de produtores individuais, os grupos formais, como associações ou cooperativas, também podem participar da chamada pública. Eles devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pelos escritórios locais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
A compra dos produtos por meio da chamada pública faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e atende ao que determina a Lei nº 11.947/2009, segundo a qual pelo menos 30% da merenda sejam oriundos dos agricultores familiares do próprio município ou região.
De acordo com o articulador estadual da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, Antônio Neto Cavalcante, da Seagri, este ano, em virtude da Resolução/FNDE Nº 25, de 4 de julho, o limite de fornecimento por agricultor pronafiano passa de R$ 9 mil para R$ 20 mil ao ano.
Agora, a oportunidade para escoamento da produção melhorou ainda mais, ou seja, o agricultor que se habilitar para a alimentação escolar vai poder vender uma maior quantidade de produtos e, com isso, obter mais renda, salientou Antônio Neto Cavalcante.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, tão importante quanto apoiar a produção é promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma ótima oportunidade para isso, assim como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa do Leite, que adquirem essa produção, garantem mercado e renda para a família. São programas que têm resultados diretos na vida das pessoas e na economia dos municípios, analisou o secretário.
Produtos
Nos três municípios, o período para fornecimento dos produtos vai de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2012. Serão adquiridos, entre outros alimentos: tomate, mamão, maracujá, melão, abacaxi, acerola, pimentão, coentro, macaxeira, feijão, goiaba, inhame, mel, queijo e iogurte de leite de cabra.
As chamadas públicas podem ser conferidas na íntegra pelo endereço eletrônico www.agricultura.al.gov.br.
Mais lidas
-
1CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
2CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
3CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
4DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
5TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga