Geral

Palmeira: pedidos de registros de candidatura em julgamento; dos 4 postulantes, 3 devem disputar

11/07/2012

DA REDAÇÃO

Na última quinta-feira (5) expirou o prazo para o pedido do registro de candidaturas em todo o país. Em Palmeira dos Índios, após as convenções que terminaram no dia 30 de junho muita arrumação ainda existiu entre os partidos e teve até políticos que declararam apoio velado em convenção de candidato mudando de opinião dias depois, tudo em nome de uma posição mais confortável para si e para os partidos que disputam o pleito de outubro.

Da primeira convenção realizada, no dia 25, do PTB, que escolheu o pecuarista Petrúcio Barbosa (mesmo sabendo de uma possível impugnação após o registro), apenas o PRB fechou coligação e registrou o pedido na Justiça eleitoral. A coligação chama-se “Trabalho e seriedade”.

Já a segunda convenção realizada, na quarta-feira, 27, homologou a candidatura da deputada petista Patrícia Sampaio, tendo como vice o advogado Vladimir Barros, cujo pedido de registro para a coligação que envolve o PT, PCdoB, PPS, PDT, PV, PSC e PSDC recebeu o nome de Coligação “Frente de Oposição da Competência e da honestidade”.

A terceira convenção majoritária, realizada no dia 29, foi da coligação “Renovar para crescer”, que reúne PR/SL/DEM escolheu a professora Alcineide Nascimento (PR) como candidata a prefeita, tendo como vice o comerciante Marcelo Pimentel (PSL).

A quarta convenção foi do PSDB, PMDB, PP, PRTB, PHS, PSB, PTdoB, cuja coligação “Palmeira crescendo e cuidando de você”, escolheu James Ribeiro e Vicente Targino como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. James Ribeiro enfrenta um processo em Mato Grosso por envolvimento na quadrilha dos sanguessugas.

Proporcional

Mais de 160 candidatos a vereador enviaram o pedido de registro de suas candidaturas. Numa disputa que deverá ser a mais acirrada dos últimos anos, oito coligações proporcionais tentarão obter o quociente eleitoral mínimo que deverá estar na média de 2400 votos.

Irmão de deputado é o astro de coligação

Na coligação “Trabalho e seriedade”, o PTB que coligou com o PRB de última hora, destaca-se Jaime Farias, Daguia do Cartório, Chiquinho da Casal, Cida Galdino e a novidade: Ronaldo Raimundo Junior, neto do ex-deputado Gervásio Raimundo.
A candidatura de "Roninha" como é conhecido, levou o pai, Ronaldo Raimundo a pedir exoneração do cargo de secretário de urbanismo para apoiá-lo e também a Petrúcio Barbosa, seu cunhado. Roninha é irmão do deputado Marcelo Victor e já é apontado como o favorito da coligação que tende a fazer apenas um vereador.

Frente de oposição

Já a coligação “Frente de Oposição da Competência e da honestidade” apresenta duas coligações proporcionais. Na primeira liderada pelo PT/PDT e PV, 30 candidatos lutarão pelos votos do cidadão palmeirense. Com candidatos parelhos, pode se destacar nesta coligação por votações obtidas anteriomente a líder comunitária Sheila Maria Duarte, Abdias Vicente, Fábio Targino, Luciano Rey, Paulo Queiroz, Antoine Machado e Neide do São Francisco.

Na coligação do PCdoB, PPS e PSC, candidatos como o médico Márcio Henrique, Cristiano Ramos, Sebastião Amarílio, pastor Samuel Cerqueira, Selma Vitorino da Rocha, Ronaldo Vitório, Marcondes Tenório, Gildo Alves, Lula do Mercado, André Luiz de Medeiros Neto entre outros poderão ser a surpresa da eleição elegendo dois ou mais candidatos.


Candidatos de Miranda

O ex-vereador Junior Miranda comanda dois partidos em Palmeira dos Índios e articulou uma boa chapa de vereadores. O PR unido ao Democratas tem nomes com o Arnaldo do Detran, Darciel e Agenor da CASAL. Além disso o PSL conta com Maxuel Feitosa como destaque de um grupo de 11 candidatos, mesmo que o partido saia sozinho.

Grupos da morte
Na coligação “Palmeira crescendo e cuidando de você”, três coligações disputam as vagas de vereador. A do PRTB/PHS tem como destaque os candidatos Flávio Targino, Denis França, Ernande da Saúde, Vania Catubia,entre outros.

A coligação mais “pesada” no jargão político é a do PSDB, PRP e PSD. Vereadores como França Junior e Geraldo Alencar disputarão voto a voto com Julio César, Edila Canuto e Salomão Torres. Além destes Marta Gaia, Elane Balbino (mesmo perdendo apoio da família Raimundo) assustam os edis tucanos que entraram num verdadeiro “grupo da morte” e qualquer um deles, poderá perder a eleição por pouco menos de uma dezena devotos.

A outra coligação e que guarda surpresas é do PP, PMDB e PSB, que lançam nomes favoritos como Tales Targino (filho do candidato a vice-prefeito), Roberto Cândido, Joelma Toledo, Victor Medeiros (filho da atual vice-prefeita), Flavio Emílio e pasmem, o médico Pedro Gaia, que segundo informações, teria dito que se o “barco” da coligação da esposa estivesse à deriva, ele seria o candidato da família (já que requereu o pedido de registro) pelo PMDB.


Expectativa

A expectativa agora se volta para o pedido de registro de candidatura de Petrúcio Barbosa, integrante da lista do TCU de inelegíveis. Caso o pedido de registro de Barbosa seja impugnado, dos quatro postulantes, apenas 3 continuarão na disputa, já que Petrúcio pretende colocar a cunhada como candidata apenas para preservar a chapa proporcional de vereadores.